Ciência comprova: internet lenta deixa as pessoas P da vida sim!

1 min de leitura
Imagem de: Ciência comprova: internet lenta deixa as pessoas P da vida sim!
Imagem: Life Hacker

Uma pesquisa conduzida pela empresa sueca Ericsson mostrou que o stress causado pela lentidão da internet em um usuário é comparável ao de se assistir a um filme de terror. Ou seja, quando pessoas bufam, esbravejam, xingam e até agridem fisicamente mesas, monitores e outros objetos ao redor porque aquele vídeo “só fica carregando” ou aquela imagem não abre de jeito nenhum, tudo é cientificamente justificável.

A experiência – chamada “The Stress of Streaming Delays” (em português, algo como “o stress por atraso no streaming”) – foi realizada pela Ericsson com apenas 30 indivíduos, mas acreditamos que qualquer pessoa que utiliza a internet com certa frequência não teria coragem de descreditar esse estudo, pois já viveu na realidade o que é ter que lidar com uma conexão lerda, seja para trabalhar ou para o entretenimento.

Os pesquisadores mediram as ondas cerebrais das cobaias, além dos pulsos e dos batimentos cardíacos, enquanto utilizavam smartphones. Ao criarem atrasos – ou delays – em vídeos que assistiam, em média, seus corações se aceleravam em cerca de 38%. Quando o período de “lerdeza” atingia 2 segundos, o nível de stress chegava a dobrar, caindo logo em seguida quando o empecilho durava mais.

Foi notado pelos estudiosos que as pessoas participando do teste apresentaram sinais de resignação, movimentos nos olhos que indicavam distração, tudo dando indicações de desistência. Realmente, o mundo moderno traz uma série de benefícios e facilidades, mas também acabou causando esse tipo bem específico de stress: o ódio contra a internet lenta! O Brasil, especialmente com a fragilidade da internet móvel, é provavelmente um dos lugares com mais gente estressada no mundo, você não acha?

Você já passou muita raiva por causa de internet lenta? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.