Facebook cria aliança para preparar a internet para a realidade virtual

1 min de leitura
Imagem de: Facebook cria aliança para preparar a internet para a realidade virtual

O Facebook anunciou no início desta semana a criação de uma iniciativa de engenharia voltada para melhorar a qualidade da internet em geral. A ideia do Telecom Infra Project (TIF) é discutir e desenvolver infraestrutura, tecnologia, serviços e ferramentas que melhorem o acesso e o desenvolvimento da área em todo o mundo.

A ideia é facilitar experiências de tecnologias que vão "bombar" em um futuro muito próximo e fazem uso intenso de dados, como conteúdos em vídeo e realidade virtual. "Nós sabemos que não há uma única solução para isso, e nenhuma companhia pode investir no problema sozinho", afirma o Facebook. Porém, juntos e focados na inovação coletiva, o sonho é possível.

Além do Facebook, o grupo tem outros 30 membros, como T-Mobile, Nokia, Intel e operadoras espalhadas pelo mundo. Entre outras tarefas, as empresas vão contribuir no design de produtos como transmissores sem fio e equipamentos de fibra óptica para melhor gerenciamento, armazenamento e entrega de dados massivos. As empresas de telefonia podem então colocar essas ideias diretamente em prática.

Locais sem acesso à internet ou custo operacional muito alto serão beneficiados, já que vários projetos serão de desenvolvimento de tecnologias de popularização de conectividades — incluindo a próxima em telefonia móvel, a 5G. Você pode conhecer um pouco mais do projeto clicando aqui (em inglês).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.