A Microsoft anunciou nesta semana que irá bloquear controles ActiveX desatualizados das versões 8, 9, 10, e 11 do navegador Internet Explorer para Windows 7. No Windows 8, o IE 10 será atualizado – o browser IE 11 receberá a implementação no sistema Windows 8.1 (saiba mais sobre os controles ActiveX por aqui).

As atualizações serão disponibilizadas a partir do próximo dia 12 e têm o objetivo de evitar ataques hacker que podem ser feitos por meio do acesso a determinados dados de ActiveX. O novo recurso de segurança irá exibir duas opções aos internautas: será possível "atualizar os complementos" ou simplesmente "cancelar a execução" de extensões.

Ambos os controles ficarão à disposição dos usuários; em ambientes corporativos, vale notar, um recurso dedicado irá permitir o bloqueio automático de controles desatualizados (este comando poderá calibrado por meio da opção “Out-of-date ActiveX control blocking”). Se apps desatualizados rodarem fora do Internet Explorer, um alerta será emitido.

Este alerta será emitido sempre que um site solicitar acesso fora do IE.

Neste primeiro momento, as seguintes versões de Java serão bloqueadas:

  • J2SE 1.4 (inferior ao Update 43)
  • J2SE 5.0 (inferior ao Update 71)
  • Java SE 6 (inferior ao Update 81)
  • Java SE 7 (inferior ao Update 65)
  • Java SE 8 (inferior ao Update 11)

A lista completa com os complementos ActiveX desatualizados que serão bloqueados a partir da próxima terça-feira (12) pode ser conferida por meio deste link. Além desta implementação, quatro grupos de ajustes irão permitir um gerenciamento mais preciso por parte dos internautas: “Loggins”, “Enforced blocking”, “Selected domains” e a possibilidade de desativar os controles de atualização de ActiveX serão outras das novidades desta atualização.

Cupons de desconto TecMundo: