O que esperar do Internet Explorer 9

3 min de leitura
Imagem de: O que esperar do Internet Explorer 9

Durante o evento MIX 2010 – acontecido em março –, em Las Vegas, a Microsoft lançou a primeira versão prévia (“Preview”) do Internet Explorer 9. Como o IE anda perdendo cada vez mais mercado para os concorrentes, a empresa decidiu realizar lançamentos desse tipo a cada oito semanas. Dessa forma, ela espera prender a atenção dos desenvolvedores e entusiastas do navegador.

O lançamento da segunda versão gerou algumas dúvidas – para não dizer “estranhamento”: não havia suporte para canvas e o teste de desempenho no Acid3 (página especificamente voltada para testar o desempenho de navegadores contra os principais padrões usados na internet) obteve 68 como resultado – o atual Opera, por exemplo, obteve 100 (máximo).

Muito, muito mais velocidade

Apesar do resultado ruim e das deficiências da versão anterior, a terceira prévia mostrou que o IE9 será bastante competitivo – afinal, é preciso evitar que os usuários do IE migrem para outros navegadores. Para começar, seu resultado no Acid3 aumentou para 83 (segundo a empresa, isso foi só o início).

Outro destaque é a inserção de suporte para as tags "video", "audio" e "canvas" de HTML5. Apesar de isso não soar algo relevante, é justamente aqui que está o segredo do novo IE: por meio dessas tecnologias foi possível deixá-lo muito mais rápido, principalmente graças ao canvas., e de HTML5. Apesar de isso não soar algo relevante, é justamente aqui que está o segredo do novo IE: por meio dessas tecnologias foi possível deixá-lo muito mais rápido, principalmente graças ao canvas.

Com ele, em vez de o próprio navegador tentar rodar animações em 2D ou 3D, quem faz isso é a placa de aceleração gráfica. Em outras palavras, no lugar de usar o CPU, agora é usado o GPU. Para alcançar tal resultado, a Microsoft teve várias conversas com suas parceiras: Nvidia, AMD, Asus e Dell.

Animação de asteróides

A empresa explica que essa melhoria de desempenho acontece há anos nos aplicativos desktop (que você instala no PC), por isso, eles vêm ficando cada vez mais poderosos e exigindo cada vez mais aceleração gráfica.

No entanto, basicamente nenhum navegador atual utiliza a placa de vídeo para rodar qualquer coisa. Usando uma comparação fraca: é como se agora fosse possível rodar jogos de última geração pelo navegador – de maneira semelhante a um emulador de jogos.

Além disso, as empresas rivais da Microsoft – Google, Mozilla, Apple e Opera – já havia tempo que reclamavam sobre ela ignorar totalmente os padrões da web amplamente adotados por todas elas. Contudo, no IE9 PP3 o navegador abraçou os principais padrões – como o ES5 –, mas também manteve outros, como DOM e CSS3 (devido a pedidos dos desenvolvedores).

Aplicação da tag audio de HTML5

Veja você mesmo

Caso você queira ver as melhorias alcançadas no browser até agora, experimente baixar o IE9 Plataform Preview 3 no site IE Test Drive – para instalar essa terceira versão da prévia é preciso ter o Windows Vista SP2, ou superior, instalado.

IE9 PP3

Ao rodar o navegador, ainda não é possível ter ideia de como será sua interface, pois os menus exibidos são exclusivos desta versão. Em outras palavras, não há como visualizar qualquer outro site, senão o próprio IE Test Drive. Afinal, ele possui dezenas de testes para que você possa conferir o que está por vir no IE9.

Visualização de trailers em sequência

Vários testaram esta versão contra os navegadores das concorrentes, porém os resultados variam bastante. Em alguns o Internet Explorer 9 vence absolutamente todos os concorrentes, sem deixar pedra sobre pedra. No entanto, há outros testes em que ele se equipara a alguns navegadores e perde para outros.

Tendo isso em mente, experimente você também o IE9. Entretanto, não se esqueça de compartilhar sua opinião com o Baixaki quando terminar de testar o navegador!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.