Dicas do Windows 7: desabilite as miniaturas na Barra de tarefas do Internet Explorer 8, Firefox e Opera

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: desabilite as miniaturas na Barra de tarefas do Internet Explorer 8, Firefox e Opera

Uma das mais impactantes mudanças do Windows 7 em relação às versões anteriores é a  exibição em miniatura dos aplicativos abertos na Barra de tarefas. O navegador, por exemplo, exibe miniaturas das abas abertas. Mas nem todos os usuários gostam delas, pois muitas vezes elas podem ocupar muito espaço na tela.

Se você usa Internet Explorer, Firefox ou Opera e não gosta da exibição em miniaturas, fique atento a este artigo. O Baixaki ensina você a desabilitar as miniaturas nos três navegadores.

Pré-requisitos

Não é necessário nenhum para executar esta tarefa. É preciso apenas reiniciar o seu navegador após aplicar as modificações. Vamos ao tutorial!

No Internet Explorer 8

Se você não tem o IE instalado ou se ele está desatualizado, faça o download aqui:

Clique para Baixar.

Abra o IE 8 e vá em “Ferramentas”-“Opções da Internet”.

Acesse as opções do Internet Explorer.

A tela que aparece deve estar com a aba “Geral” selecionada. Lá na parte de baixo, em “Guias”, clique em “Configurações”.

Acesse as configurações da navegação por abas.

A janela de configuração da navegação por abas é aberta. Desmarque a opção “Mostrar visualizações de guias individuais na barra de tarefas” e clique em “OK”.

Desmarque esta configuração.

Reinicie o navegador para a modificação entrar em ação.

No Firefox

Se você não tem o Firefox instalado ou se ele está desatualizado, faça o download aqui:Clique para Baixar.

Por padrão, o Firefox não exibe todas as abas em miniaturas. De qualquer maneira, fica o tutorial para você. Abra o navegador e, na Barra de endereços, digite “about:config” (sem as aspas) e tecle Enter.

Acesse a página de configurações avançadas do Firefox.

A página que se abre é um aviso da Mozilla para ressaltar que a modificação dessas configurações pode causar problemas na navegação. Se você quer continuar, clique em “Serei cuidadoso, prometo!”.

Um aviso de precaução do Firefox.

No campo de pesquisa, digite “taskbar”. O navegador vai filtrar os resultados para somente três entradas. Repare em “browser.taskbar.previews.enable”, é ela quem configura a exibição. Por padrão, o valor dela é falso, o que não exibe as miniaturas. A fim de promover alterações, dê um duplo clique na entrada ou clique com o botão direito sobre ela e em “Inverter valor” para que o valor seja alterado para verdadeiro.

O Firefox não exibe as miniaturas por padrão.

No Opera

Se você não tem o Opera instalado ou se ele está desatualizado, faça o download aqui:Clique para Baixar.

Abra o navegador e, na Barra de endereços, digite “opera:config” e tecle Enter. Feito isso, o navegador exibe uma lista compacta com todas as áreas de preferências. Role a página até encontrar a área "User Prefs". Uma dica: use o recurso de busca para achar as preferências de usuário mais rapidamente.

Busque por User Prefs.

Localize a entrada "Use Windows 7 Taskbar Thumbnails" e desmarque-a. Em seguida, role a página um pouco mais e clique em "Salvar". Reinicie o navegador para as modificações fazerem efeito.

Desmarque esta opção.

Esperamos ter ajudado você. Até o próximo tutorial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.