menu
Logo TecMundo
Transportes

Microsoft e Fujitsu firmam parceria para impulsionar IoT na indústria

Como case de sucesso, as companhias destacam o Akisai Plant Factory, um espaço de 2,000 m² no qual a empresa japonesa utiliza sensores inteligentes para produzir alface com baixo teor de potássio

schedule13/04/2015, às 14:32

A Microsoft acaba de anunciar uma parceria com a japonesa Fujitsu com o intuito de impulsionar a adoção do conceito de Internet of Things (IoT ou Internet das Coisas em português) no cenário industrial.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Tendo como base dispositivos equipados com Windows 8.1 Pro, seu serviço Cloud A5 para Microsoft Azure e a plataforma Fujitsu IoT/M2M, a gigante nipônica desenvolveu soluções que conectam engenheiros, coordenadores e cientistas para que eles possam trabalhar em produtos de melhor qualidade ao mesmo tempo em que reduz custos. Como case de sucesso, a marca destacou seu trabalho na cidade de Aizuwakamatsu.

Em 2013, a Fujitsu converteu parte de sua fábrica de semicondutores no Akisai Plant Factory, um complexo de 2,000 m² que combina técnicas de agricultura de última geração com poderosas tecnologias de comunicação e informação, incluindo sensores capazes de monitorar a composição química de fertilizantes. O resultado desse projeto foi a produção de alfaces com baixo teor de potássio que podem ser consumidas por vítimas de doenças renais.

undefined

Vale observar que essa não é a primeira vez que a Microsoft colabora com algum projeto do gênero: no ano passado, a companhia de Bill Gates concedeu acesso gratuito ao Azure para os pesquisadores interessados em desenvolver soluções para frear o avanço do vírus ebola. Desta vez, em parceria com a Fujitsu, a empresa parece interessada em mostrar ao mundo que o conceito de IoT é importantíssimo para facilitar os processos de manufatura.