Veja como você controlará um braço robótico pela web na CeBIT 2015 [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Veja como você controlará um braço robótico pela web na CeBIT 2015 [vídeo]

Em março vai acontecer a edição 2015 da CeBIT, mais importante feira da atualidade sobre tecnologia da comunicação. O evento será sediado em Hanover, na Alemanha, e contará com uma instalação interativa chamada RoboChop. Não confundir com o policial do futuro.

Através de um aplicativo web que pode ser acessado através de smartphones, tablets ou mesmo do PC, qualquer pessoa no mundo poderá utilizar um dos quatro braços robóticos na feira para personalizar um dos 2 mil cubos amarelos que estarão disponíveis no local. Depois de prontas, as criações serão encaixotadas e enviadas para os seus respectivos criadores em qualquer lugar do planeta, sem nenhum custo.

Fazendo arte

Cada cubo tem dimensão de 50x50x50 cm, é feito de poliestireno e pesa 9 kg. Os braços são do modelo KUKA Quantec KR150 r2700 extra e moldarão as formas enviadas pelos participantes com o auxílio de um fio de arame quente com resfriamento coaxial integrado. Sensores de controle de velocidade de corte garantirão que cada cubo seja alterado exatamente como o design enviado.

O projeto, encomendado pelo Grupo GFT e realizado pelos renomados designers Clemens Weisshaar e Reed Kram, faz parte da competição Code_n, que será realizada durante a feira. O objetivo é demonstrar que a internet das coisas está viva e já faz parte de nosso cotidiano em um nível muito mais avançado do que percebemos.

Se você estiver interessado em ter o seu próprio cubo personalizado, o web app estará disponível a partir do dia 4 de março no site www.robochop.com, e as artes serão produzidas durante toda a duração da feira, que acontece de 16 a 20 de março.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.