Samsung está criando uma rede de internet para cidades inteligentes

1 min de leitura
Imagem de: Samsung está criando uma rede de internet para cidades inteligentes
Imagem: Cyber Salon

Watch Dogs está prestes a se tornar realidade. Em parceria com a operadora asiática SK Telecom, a Samsung acaba de anunciar que está trabalhando em uma rede de internet feita especialmente para cidades inteligentes, a fim de conectar sensores e dispositivos diversos da cidade de Daegu, na Coreia do Sul. O plano é utilizar o município como área de testes, e, posteriormente, expandir a rede para todo o país.

A estrutura será baseada no padrão Long Range Wide-Area Network (LoRaWAN), que é uma solução de rede sem fio de baixo consumo energético e baixa capacidade de banda, projetada especialmente para atender ao mercado de Internet das Coisas. Trata-se de um protocolo feito para coexistir com as redes que já utilizamos diariamente em nossos celulares, computadores, tablets, notebooks e outros gadgets de alto consumo de dados.

Imagem conceitual: vários sensores e sistemas conectados na mesma rede

A rede LoRaWAN será inicialmente testada na frequência dos 900 MHz já a partir do próximo mês, e a previsão é de que ela seja expandida para o resto da Coreia do Sul ainda “na metade de 2016” — ou seja, provavelmente no mês de julho. E não, você não foi o único a se lembrar do ctOS (sistema operacional que controla a cidade de Chicago no jogo citado anteriormente); resta saber se, no futuro, teremos mesmo que nos preocupar com hackers invadindo sistemas públicos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.