Você só tem certeza de que a Internet das Coisas veio para ficar quando alguém cria um “grampo de roupas inteligente”. A marca de sabão em pó Omo criou na Austrália exatamente isso, e o dispositivo se chama “Peggy”. Ele serve para ajudar você a lavar e secar sua roupa nos momentos certos, sem correr o risco de deixar tudo molhar na chuva e ter de colocar na máquina outra vez.

Se você mora na região central ou ainda mais ao norte no Brasil, pode achar um aparelho desses completamente desnecessário, uma vez que poucas horas são necessárias para secar uma maquinada inteira de roupas no Sol. No Sul, entretanto, a coisa é bem diferente, onde o inverno pode deixar suas roupas húmidas por até uma semana, sem contar o vai e vem para o varal.

Dentro de si, o Peggy concentra um sensor de humidade e componentes para se conectar à rede WiFi da sua casa. Você estende a roupa lá fora, coloca o aparelho junto com ela, e ele vai dar uma estimativa de mais ou menos quanto tempo aquela leva vai demorar para ficar completamente seca, considerando as condições climáticas do seu local.

Quando tudo estiver pronto, ele manda um aviso para o seu smartphone através do app que o controla. Esse app ainda permite avaliar se vale a pena ou não lavar a roupa em algum dado momento. Dá para inserir o tempo que sua máquina leva para fazer uma lavagem, e o app já faz a conta de quantas horas ainda há de Sol no dia para deixar tudo sequinho. Se tiver chuva a caminho, ele já avisa que não vai rolar.

O Peggy ainda está em fase de testes na Austrália, e a Omo não sabe quando vai começar a vendê-lo ou quanto vai cobra por ele. Contudo, quem mora por lá já pode se inscrever e ficar na fila para adquirir um assim que ele estiver disponível.

Você acha que um “grampo de roupas inteligente” é desnecessário ou é algo muito útil? Comente no Fórum do TecMundo