Um robô já tem mais chances de passar na Universidade de Tóquio do que você

1 min de leitura
Imagem de: Um robô já tem mais chances de passar na Universidade de Tóquio do que você
Imagem: Robots.com

A Universidade de Tóquio (apelidada carinhosamente de “Todai” pelos japoneses) é conhecida no Japão como a melhor e mais difícil universidade do país de se entrar, dada a dificuldade altíssima de seu teste. Logo, não deve ser visto com pouca surpresa saber que um robô foi capaz de tirar uma nota maior do que a maioria das pessoas consegue alcançar nele.

Segundo o The Wall Street Journal, a façanha foi alcançada pelo Todai Robot Project, um programa de inteligência artificial criado por pesquisadores corporativos e de universidades no Instituto Nacional de Informática especialmente para essa tarefa. O robô, de fato, já existe desde 2011, mas teve notas abaixo da média quando tentou o vestibular em 2013 e 2014.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso, por sua vez, mudou no teste de 2015. Apesar de ainda estar longe do topo, o TRP se saiu incrivelmente bem nas questões de matemática e história apresentadas das cinco áreas diferentes do teste. Assim, ele conseguiu 511 de 950 pontos quando a média nacional é de apenas 416.

Pode não parecer muito, mas isso já é suficiente para que ele tenha, no mínimo, 80% de chance de ser aceito em 441 universidades privadas e 33 universidades nacionais. E esse número só deve aumentar, segundo eles, que preveem uma média bastante alta para o robô já em 2016.

Imperfeito, por enquanto

Ao menos os interessados em participar do vestibular da Todai não precisam se preocupar que um robô realmente possa tomar o lugar deles tão cedo assim.

Isso porque a inteligência artificial feita pelo instituto ainda conta com uma “pequena” falha: o Todai Robot Project possui uma capacidade de processamento de linguagem extremamente limitada, o que faz com que ele seja incapaz de escrever respostas por extenso – estas que, vale notar, compõem uma enorme parte do teste.

Mesmo assim, é provável que seja apenas uma questão de tempo até que isso mude. A equipe trabalhando no robô, inclusive, prevê que ele seja capaz de ser aceito na Todai apenas em 2021; ou seja, você tem até lá para conseguir um lugar na universidade antes de ela ser tomada por autômatos.

Você acha que os robôs um dia serão mesmo tão inteligentes quanto humanos?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.