Google está distribuindo seu software de inteligência artificial de graça

1 min de leitura
Imagem de: Google está distribuindo seu software de inteligência artificial de graça

Buscando influenciar a forma como as pessoas desenvolvem e aplicam sistemas de inteligência artificial, a Google anunciou que está disponibilizando eu software de construções de IA gratuitamente para todos os interessados. Com o nome TensorFlow, o programa de código aberto é baseado na estrutura que a Gigante das Buscas desenvolveu internamente para aplicar em seus produtos, como as pesquisas na internet e o reconhecimento de voz, por exemplo.

Um dos aplicativos da Google que fazem uso de tecnologias similares é o app Fotos, que se baseia no “deep learning”, um conceito de inteligência artificial capaz de se tornar cada vez mais poderosa. Um exemplo da aplicação prática desse tipo de IA pode ser encontrado no próprio programa de fotografias, capaz de aprender qual é a aparência de um gato após olhar para várias fotos com os bichanos.

Segundo a empresa de Mountain View, o TensorFlow pode ser usado tanto por instituições de pesquisa quanto por companhias, funcionando tanto em computadores extremamente poderosos quanto em um simples smartphone. Além de incentivar a aceleração da pesquisa sobre o aprendizado das máquinas, a Google acredita que a distribuição gratuita do software vai permitir que as IAs desenvolvidas por estudiosos possam ser aplicadas a produtos finais sem a necessidade de reescrever seus códigos.

Atraindo talentos

Ao liberar o TensorFlow para todos, a Gigante das Buscas espera tornar o seu software parte do kit de ferramentas padrão utilizado por pesquisadores da área. Assim como o Facebook e a Microsoft, a Google está apostando que, ao agir de forma mais aberta quanto à sua tecnologia de inteligência artificial, ela possa estimular acadêmicos talentosos a se tornar seus funcionários ao mesmo tempo em que encoraja a comunidade a criar inteligências artificiais mais avançadas.

O que você gostaria que fosse criado usando a ferramenta gratuita de inteligência artificial da Google? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.