Você ainda está se lamentando por ter ido mal no ENEM 2016? Pff. Então imagine só o sofrimento da Todai Robot, uma inteligência artificial japonesa que está tentando passar no vestibular desde 2011 e ainda não conseguiu uma nota satisfatória, desapontando seus pais a um nível tão grande que até mesmo o TecMundo resolveu falar sobre o assunto. É uma situação bem mais vergonhosa, concorda?

Criado por pesquisadores do Instituto Nacional de Informática do Japão, o robô foi criado a cinco anos atrás com o intuito de provar que uma mente computadorizadorizada pode ser inteligente o suficiente para entrar na Universidade de Tóquio — cujo exame é conhecido no país por ser um tanto desafiador. Porém, no teste deste ano, a IA conseguiu apenas 511 de 950 pontos, um desempenho que, infelizmente, é bem parecido com o de 2015.

Por conta dessa performance desanimadora, os idealizadores do projeto resolveram simplesmente desistir dele — afinal, se os esforços até o momento não surtiram efeito, a Todai Robot dificilmente vai atingir o nível de inteligência que era esperado até março de 2022, data originalmente estimada como fim das pesquisas. Bom, ao menos nós podemos ter certeza de que robôs não vão roubar nossas vagas nas faculdades em um futuro tão próximo.

Cupons de desconto TecMundo: