A Google acabou de anunciar que sua divisão de inteligência artificial, a DeepMind, vai colaborar com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido para agilizar a detecção de doenças oculares e prevenir que problemas de saúde relacionados a visão cheguem a estágios irreversíveis em cidadãos britânicos.

Para isso, a I.A. da Gigante das Buscas vai analisar milhares de exames de vista cedidos pelo Moorfields Eye Hospital — o maior especialista em saúde ocular no país. Usando o conceito de machine learning, a máquina vai usar esses exemplos para “aprender” a identificar uma doença em seus estágios iniciais. A Google deseja diminuir sobretudo o número de casos de retinopatia diabética e de degeneração macular.

Vale a pena ressaltar que todos os exames que participarão do programa serão anônimos, preservando a identidade dos pacientes. Esta não é a primeira vez que a Google firma uma parceria com a NHS — ela também está trabalhando ao lado do Royal Free Hospital para desenvolver um aplicativo capaz de detectar insuficiência renal aguda.

Cupons de desconto TecMundo: