Inteligência artificial da Google volta a superar coreano e se sagra campeã

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência artificial da Google volta a superar coreano e se sagra campeã

Está cada vez mais emocionante conferir as partidas do AlphaGo, inteligência artificial da DeepMind (que por sua vez pertence à Google), contra o lendário sul-coreano Lee Se-dol no jogo de tabuleiro chinês Go. Se você tem acompanhado as publicações do TecMundo sobre o assunto, já deve saber que o competidor “não humano” da gigante das pesquisas tem aplicado uma lavada em Se-dol. E a inteligência artificial levou mais uma.

Ao conquistar três vitórias sequenciais de uma série de cinco jogos, o AlphaGo se estabeleceu como um adversário carrasco para o lendário jogador sul-coreano. O rapaz, por sua vez, tentou manobrar o programa de tudo que é jeito e conseguiu ganhar a quarta partida no último domingo após ter induzido o sistema ao erro ao fazer uma jogada enganosa. Mesmo após a derrota, a IA recebeu uma classificação honorária, a mesma que Lee ganhou como um dos melhores jogadores de Go do planeta. Essa nomeação é feita por uma associação oficial da Coreia do Sul.

Agora, os dois disputaram uma quinta e última partida no hotel Four Season, em Seoul, capital do país asiático. O duelo foi transmitido ao vivo no vídeo incorporado na abertura desta notícia. Lee Se-dol desistiu ao final do jogo, o que concedeu vitória absoluta ao AlphaGo. A inteligência artificial da Google teria cometido o mesmo erro da quarta partida, que rendeu a única vitória do sul-coreano na série de cinco disputas. No entanto, o sistema se recompôs e aplicou uma sequência de jogadas imprevisíveis, as quais acabaram custando caro ao jovem asiático. A derrota veio no momento “endgame”, em que a partida caminha para o derradeiro e tenso final.

É impressionante o que um sistema de inteligência artificial pode fazer atualmente. Os registros desses jogos não são exatamente inéditos, mas representam um amadurecido avanço na categoria – especialmente se pensarmos nas outras possibilidades que um programa como o AlphaGo pode trazer.

Inteligência artificial da Google leva mais uma contra adversário sul-coreano em jogo de tabuleiro! Até onde isso vai? Opine no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.