Documentos vazados recentemente na web sugerem que a Intel planeja inserir CPUs com 28 núcleos (cores) e seis canais de memória no mercado até o final de 2017. Ainda que não tenhamos certeza de que o material seja legítimo, o vazamento lembra muito os roadmaps oficiais da companhia e podem de fato nos dar uma prévia do que a fabricante de semicondutores pretende lançar ao longo dos próximos anos.

De acordo com os boatos, os novos processadores serão da família Xeon, voltados para uso em servidores e que não recebem uma atualização há um bom tempo (os últimos modelos disponíveis no mercado são baseados na já ultrapassada arquitetura Haswell). Ainda em 2015, devemos ser apresentados à CPU Grantley, construído com a moderna arquitetura Broadwell-EP e dotado de 22 núcleos, além de quatro canais de memória DDR4.

Seguindo pelo roadmap, o próximo modelo lançado seria o Brickland, com Broadwell-EX, 24 núcleos e também quatro canais de memória por CPU. O grande destaque desses vazamentos fica mesmo para o Purley, que deve chegar ao mercado somente no fim de 2017. Ele estrearia a novíssima arquitetura Skylake, trazendo 28 núcleos e seis canais de memória.

Além disso, o modelo também suportará extensões AVX-512 e sairá de fábrica com suporte on-chip para quatro conexões ethernet de 10 Gigabit. Vale observar novamente que essas informações não foram confirmadas pela Intel e podem ser falsas. Lembrando ainda que a arquitetura Skylake ainda não foi oficialmente inaugurada sequer nas CPUs voltadas para desktops.

Cupons de desconto TecMundo: