Durante a National Retail Convention 2011, convenção de varejistas que acontece nos Estados Unidos, a Intel apresentou seu conceito Connected Store (loja conectada, em tradução literal). Trata-se de uma fachada futurística equipada com tecnologias de ponta para que o consumidor saiba tudo sobre os produtos exibidos.

De acordo com o vídeo explicativo da Intel, uma loja conectada conta com computadores, servidores e workstations equipados com processadores Intel Core de segunda geração para oferecer aos compradores informações e mais recursos de interatividade com os produtos desde a pesquisa até o pagamento.

A segunda geração de processadores Intel Core combinam tecnologias 3D com processadores de alta performance em um único chip, logo, as lojas podem utilizar muitos recursos multimídia para que os consumidores aprendam sobre os produtos sem a necessidade de vendedores.

O conceito visa integrar o melhor das compras online com o ambiente tradicional de lojas. Empresas como Adidas, Best Buy, Kraft Foods e Procter & Gamble, além de pesuisadores do MIT Media Lab, trabalharam juntamente com a Intel a fim de concretizar a experiência.

De acordo com Jose Avalos, diretor geral da Divisão de Computação Incorporada da Intel, “as soluções inovadoras da Intel são desenvolvidas para acompanhar as necessidades das lojas de amanhã através da interação com a marca e de uma experiência de compra mais personalizada e prazerosa”.

adiVerse, exemplo da Adidas

Um exemplo do conceito já foi exibido pela Adidas, com a adiVerse Virtual Shoe Wall. Trata-se de uma tela touchscreen com vários produtos e recursos interativos, como você confere no vídeo abaixo.

Cupons de desconto TecMundo: