Câmera e projetor utilizados

Fonte da imagem: divulgação/Intel

Durante a última conferência anual da Intel (IDF 2010), foi mostrado aos desenvolvedores o novo sistema que estava sendo produzido pela empresa. O Projeto Oasis, que até pouco tempo atrás apenas possuía funções para rastreamento de despensas e informava aos usuários o que estava faltando (ou seja, criava listas de mercado), já começa a tomar forma.

Em Las Vegas, na CES 2011, a Intel mostrou como está o desenvolvimento desta tecnologia. Ainda sendo útil para listas de mercado, hoje o sistema já pode ser utilizado para rastrear produtos sobre a superfície e mostrar formas de interação entre eles. Por exemplo, ao ser colocado um bife e um pimentão sobre a mesa, receitas com os dois alimentos serão mostradas.

 

Fonte da imagem: divulgação/Intel

Em outras demonstrações, foram revelados alguns detalhes sobre a interatividade do Oasis com brinquedos. Ao reconhecer uma casa de bonecas e um caminhão de bombeiros, foram projetados chamas e jatos d’água para que os usuários pudessem interagir. Outra situação mostrada foi a projeção de um trilho na mesa, com estações de trem e pessoas embarcando nos vagões.

No futuro, é provável que este projeto ganhe ainda mais funções e passe a ser utilizado em mais situações. Por enquanto ele ainda é um ajudante doméstico, mas sabendo das capacidades de investimento da Intel, e analisando o progresso entre a IDF e a CES, fica difícil não criar expectativas para o Oasis.

Cupons de desconto TecMundo: