Toque guitarra com uma folha de papel via realidade aumentada!

1 min de leitura
Imagem de: Toque guitarra com uma folha de papel via realidade aumentada!

A tecnologia chamada Realidade Aumentada vem ganhando mais espaço no mundo, pois está cada vez mais fácil para o usuário comum se divertir com ela. Isso porque essa novidade não é um recurso limitado apenas a quem tem dinheiro para comprar equipamentos de última geração.

A realidade aumentada consiste em fazer aparecer imagens em 3D a partir de pequenos códigos em 2D. É claro que ela não faz aparecerem componentes materiais palpáveis do nada. Mas com o uso de uma câmera e um software, capaz de reconhecer os códigos certos, é possível criar ilusões muito convincentes. Para saber mais sobre essa tecnologia, leia os artigos que o Baixaki preparou: Como funciona a Realidade Aumentada e Como a realidade aumentada poderá mudar sua vida no futuro.

O projeto da Intelmusica

A ideia da Intelmusica.com é permitir que os usuários toquem músicas em instrumentos (por enquanto uma guitarra e um mixer) “criados” com realidade aumentada. Para participar da brincadeira você vai precisar de uma impressora e uma webcam.

cesse o site da Intelmusica no link acima e escolha o seu instrumento. Em seguida, o assistente pergunta se você já possui a versão impressa dele (é possível adquirir esta versão na última edição da Revista Rolling Stone). Caso você não tenha, você é imediatamente direcionado para um assistente de impressão, para conseguir um.

Menu de opçõesEm seguida, conecte sua webcam à máquina e tenha certeza de que nenhum outro aplicativo a esteja usando. Você é, então, levado a uma tela na qual deve calibrar a câmera. Posicione o instrumento em frente à webcam de forma que os três códigos sejam substituídos por símbolos da Intel e clique em “Ok”.

Notas na folha de papel

No menu ao lado você escolhe se quer tocar, ou gravar a apresentação. Todas as performances gravadas são enviadas à galeria da Intelmusica, sendo que as melhores e mais assistidas são recomendadas aos outros usuários. Veja o que é possível fazer usando o Intelmusica e alguns equipamentos profissionais:

Tanto o modo “Tocar” quando no modo “Gravar” funcionam da mesma maneira: uma espécie de blues rock é executada como música de fundo e você deve passar os dedos sobre os três códigos para adicionar efeitos como bends e wah-wahs. Clique aqui para ver o vídeo que o Baixaki fez durante os testes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.