CeBIT 2010, o que está por vir?

3 min de leitura
Imagem de: CeBIT 2010, o que está por vir?

Começou nesta terça-feira a 25ª edição da maior feira de serviços de telecomunicações digitais e TI do mundo, a Centrum der Büro - und Informationstechnik – ou Centro de Tecnologia de Negócios e da Informação, em tradução livre. A CeBIT 2010 ocorre em Hannover, no norte da Alemanha, do dia 2 até 6 de março, reunindo 4.150 empresas de todo o mundo para a apresentação de negócios digitais.

Mais enxuta e dinâmica, neste ano o evento também contará com conferências online para reunir participantes virtuais de todo o mundo. Mas antes que as portas sejam abertas, fique por dentro das principais atrações que a CeBIT 2010 reserva. O Baixaki preparou uma cobertura completa de todos da feira e de seus principais destaques, veja as novidades:

Versão enxuta

Não somente pela redução no número de empresas participantes ou pela duração de dias do evento, a CeBIT 2010 também conta com um espaço físico um pouco menor. A ideia visa dinamizar o deslocamento dentro do local (com mais de 200 mil metros quadrados) e focar seu público-alvo nos possíveis investidores. Como os finais de semana recebiam a maior concentração do público em geral, o domingo foi riscado do calendário.

Cerimônia de abertura (Foto: Thomas Peter/Reuters)

Por outro lado, o número de empresas brasileiras que participam da feira neste ano é maior, 22 - contra 12 no ano passado. Outra novidade é que de 10 a 12 de maio deste ano ocorrerá um evento paralelo em Porto Alegre para reunir desenvolvedores de TI e TIC de toda a América do Sul.

O tema deste ano

“Connected worlds” (mundo conectados), numa referência às ferramentas que unem o ambiente de trabalho à casa das pessoas. Internet móvel de velocidades extremas, computação nas nuvens, sistemas de segurança que atenda a essas necessidades e equipamentos que dispensam fios são alguns dos itens que a proposta abrange.

MSI all-in-one com tela 3D

A tradução do tema para a linguagem dos produtos deve ser “netbooks, tablets, e computadores com imagens 3D”, a exemplo dos já anunciados all-in-one 3D da MSI e do processador Intel Atom N470 para netbooks. Como de praxe, soluções de TI (Tecnologia da Informação) e TIC (tecnologia da Informação e Comunicação) também não devem faltar.

Quais são os destaques?

A Connected Living preparou um estande com uma casa modelo de 400 m². A ideia é mostrar soluções que coordenam e aprimoram o ambiente doméstico com o toque de um único botão. Os visitantes poderão percorrer o espaço e interagir com o modelo em tempo real.

Imagem da CeBIT 2009.

Já o Next Level 3D abusa das imagens 3D. Sua apresentação aposta nos mais diversos setores como automotivo, arquitetura, educação e medicina. Suas soluções de hardware e software levam as imagens em três dimensões para muito além do entretenimento doméstico.

Outra novidade da CeBIT 2010 é um verdadeiro festival de música que ocorre dentro do evento. O CeBIT Sounds! reúne artistas, gravadoras, mídia e empresas de hardware e software com a proposta de aproximar a música das indústrias.

Palestras

Ao total, serão mais de 30 palestrantes e, entre os nomes mais aguardados estão: o co-fundador do Flickr, Stewart Butterfield; o COO da Microsoft, Kevin Turner; o CEO da Telefónica; Stewart Butterfield; o vice-presidente e CTO da Amazom.com, Werner Vogels; o SVP de marketing e comunicação da IBM, Jon Iwata; o SVP da Adobe, Rob Tarkoff.

CeBIT 2009

No site oficial do evento você encontra a lista completa de palestrantes.

Grandes nomes da indústria automobilística se reúnem no dia 3 para o Automotive IT Summit para discutir soluções de TI para automóveis. Entre eles estarão os CIOs da BMW, Ford Daimler e Porsche, pesquisadores da Volkswagen e peritos da IBM, HP e T-Systems.

Global conferences

Outra novidade que trará os participantes virtuais para dentro do evento são as Global conferences. Segundo o site oficial da organizadora do evento no Brasil, esta é a programação virtual para o Fórum Banda Larga da CeBIT:

  • 02/março - Desafios como Oportunidades: como a TIC vê o mundo de amanhã;
  • 03/março - Negócios Inteligentes 2020: TIC para negócios certificados em tempos dinâmicos;
  • 04/março - Consumo de Eletrônicos e Soluções Móveis: a próxima geração;
  • 05/março - Vida Conectada: surfando na onda da mudança conjunta;
  • 6/março - @music, evento especial nas Global conferences: sobre artistas, consumidores e piratas.

Público-alvo @music: primordialmente consumidores e profundos conhecedores da internet, bem como representantes da indústria musical (selos grandes e independentes, operadores de plataformas, distribuidores de música online) e artistas.

Fique atento para maiores notícias sobre a CeBIT 2010 diariamente. O Baixaki fará uma cobertura completa dos maiores destaques da feira.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.