Nova instalação da Intel na Irlanda deve ficar pronta em dois anos. (Fonte da imagem: Reprodução, Irish Times)

O governo da Irlanda autorizou a Intel a construir seu megacomplexo industrial de US$ 4 bilhões no país para iniciar a fabricação de chips de 14 nm. Essa empreitada da companhia já vinha sendo analisada pelo governo do país europeu desde maio do ano passado e, agora, depende apenas da empresa para começar as obras de fato.

Depois de iniciada a construção, a Intel estima gerar 3,5 mil novos empregos na obra que deve durar dois anos. Quando tudo estiver pronto, cerca de 800 pessoas estarão trabalhando diretamente com a “mão nos chips” de 14 nm da empresa. Fora essa unidade na Europa, duas outras nos EUA também vão trabalhar com esses novos componentes. Ainda assim, não existem datas específicas para que produtos como esses cheguem aos nossos dispositivos.

Atualmente, a Intel está produzindo processadores e demais chips com arquitetura em 22 nm. Depois de começar essa nova fase dos produtos de 14 nm, a maior fabricante de peças desse tipo no mundo deverá iniciar seus projetos com chips de 10, 7 e 5 nm. A previsão para a produção desses últimos é para depois de 2015.

Cupons de desconto TecMundo: