The Tomorrow Project: iniciativa futurista da Intel chega ao Brasil

2 min de leitura
Imagem de: The Tomorrow Project: iniciativa futurista da Intel chega ao Brasil

(Fonte da imagem: Reprodução/The Tomorrow Project)

A Intel Brasil, em parceria com a FIAP, lança oficialmente nesta semana o The Tomorrow Project Brasil, braço local do projeto de exploração do futuro por meio da arte e da ficção, que já é realizado em países como Estados Unidos e Inglaterra. O objetivo do projeto é investigar não apenas o futuro da computação, mas todas as implicações que a tecnologia tem em nossas vidas e no planeta. O projeto é aberto para a participação de todos os interessados.

The Tomorrow Project é um amplo processo de discussão que engloba livros, vídeos, palestras, eventos e outras iniciativas no mundo real e virtual. É uma discussão continuada entre cientistas, pensadores, autores de ficção científica, empreendedores, celebridades, aficionados por tecnologia e até pessoas comuns sobre o mundo que estamos criando e o mundo que gostaríamos de criar. Alguns nomes renomados que participam da iniciativa são Will.i.am, Cory Doctorow e Bruce Sterling.

Trabalhando em múltiplas frentes, abrangendo pesquisas sociais, tecnológicas, tendências globais e uma grande dose de imaginação, na forma de contos e histórias de ficção científica baseados em fatos reais, o The Tomorrow Project nos ajuda a descobrir o que as pessoas desejam para serem mais felizes e realizadas no futuro. É uma visão dos próximos cinco a dez anos, cobrindo tecnologias, capacidades e dispositivos, em um processo que a Intel chama de Future Casting, parte integral de sua inovação e prototipagem de novas tecnologias.

Tomorrow Project Brasil

Em sua primeira edição no país, The Tomorrow Project está em busca de contos, vídeos ou ilustrações com o tema “Um dia da minha vida em 2025”. Os trabalhos devem explorar fundamentalmente o elemento humano e as tecnologias em desenvolvimento – da robótica à biologia sintética e à geoengenharia – que podem alterar o nosso futuro. O Tomorrow Project Brasil aceitará apenas trabalhos de ficção inéditos, enviados de novembro de 2012 a abril de 2013. Os trabalhos selecionados serão publicados no final de abril.

Os projetos devem ser artísticos e de fácil acesso, para que possam ser aproveitados até mesmo pelo público leigo. Os melhores trabalhos, escolhidos por um corpo de especialistas selecionados pela FIAP e Intel, serão publicados no website do projeto, para posterior publicação em formato de livro eletrônico.

“Estamos muito animados com esta iniciativa e com as conexões que serão geradas a partir dos projetos selecionados. A exploração do futuro e as expectativas sobre ele, sob um ângulo criativo, vão fornecer entendimentos valiosos para a nossa sociedade”, afirma Nathalie Trutmann, diretora de Inovação da FIAP.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.