TronicalTune: uma tarraxa motorizada para afinar guitarras

2 min de leitura
Imagem de: TronicalTune: uma tarraxa motorizada para afinar guitarras

Furo algum precisa ser feito durante a instalação do dispositivo. (Fonte da imagem: reprodução/TronicalTune)

Então você empunha sua guitarra e sobe ao palco. Não bastasse o zumbido agitado da plateia, aquele som grave do baixo começa a tomar conta da sala toda. “Tô afinando, aguenta aí”, diz o músico. Mas o baterista deseja também mostrar seus dotes, e batidas secas começam a sair daquele colosso de metal e madeira.

E logo você se dá conta: a guitarra está fora de tom, desafinada. Aquele afinador não funciona bem e a interferência do ruído faz com que a medição das vibrações não aconteça.

Se você é guitarrista ou aspirante a músico, esse cenário lhe é certamente familiar. Ciente desse fato, a Tronical lançou já há algum tempo um sistema motorizado de afinação embutido em alguns modelos Gibson chamado Min-Etune. Agora, outras guitarras também podem fazer uso deste providencial mecanismo. Compatível com diversos modelos, o TronicalTune promete inaugurar novos limites no campo da afinação do parrudo instrumento de seis cordas.

Ideal para quem executa músicas em diferentes tons. (Fonte da imagem: Reprodução/AudioFanzine)

“[O sistema] é particularmente bom para bandas que tocam música em afinações diferentes, pois permite que apenas um instrumento seja usado durante todo o show – o que substitui a troca constante de guitarras a cada som”, diz a própria Gibson sobre as vantagens de Min-Etune – que inspirou o desenvolvimento do versátil TronicalTune (veja a lista de guitarras Gibson que contam com o afinador embutido neste link).

Instalação sem furo algum

O leque de modelos compatíveis com o TronicalTune é largo (a lista completa pode ser conferida aqui). Dessa forma, poucos problemas serão enfrentados por quem deseja fazer um upgrade em sua guitarra. O procedimento de instalação do mecanismo é realmente simples e, ao contrário do que sugere uma impressão de primeiro momento, furo algum precisa ser feito no headstock (“mão” da guitarra que segura as seis tarraxas).

Conforme exibido pelo vídeo postado logo acima, fazer a instalação do acessório não exige grandes habilidades de engenharia por parte de guitarristas. Basta retirar as tarraxas tradicionais, encaixar o corpo de TronicalTune ao headstock e apertar a peça rosqueando meia dúzia de porcas. Em seguida, naturalmente, as cordas devem ser normalmente colocadas. Pronto.

Afinação

São 18 presets inclusos na memória do afinador. Um conjunto de seis opções de tons faz parte de cada modo de afinação, que são três (todos indicados por luzes LED de cores vermelha, azul e verde). É possível também personalizar kits de afinação em TronicalTune. Para isso, até mesmo uma afinação manual pode ser feita (assista ao vídeo abaixo e veja como é fácil configurar kits próprios).

A afinação das cordas pode ser feita de dois modos: pode-se tanto tocar uma a uma das seis cordas quanto fazê-las todas soar de uma vez só. E quanto tempo o processo consume? De 5 a 10 segundos podem ser gastos pelo aparelho durante a afinação de cordas individuais.

Especificações Técnicas

  • Peso: cerca de 250 gramas
  • Preço: cerca de U$$ 300 (varia de acordo com o modelo)
  • Bateria de Lithium 3,7 volts recarregável (suporta até 300 afinações)
  • Dimensões: varia de acordo com cada modelo (veja mais aqui)
  • Afinação: 3 modos (cada um com 6 tipos de presets) e personalizável
  • Motores: em todas as tarraxas

....

A loja da Tronical faz vendas de TronicalTune apenas por meio de seu site a países fora da Europa (clique aqui e saiba mais). A lista de modelos compatíveis com o afinador automático foi atualizada no dia 29 de novembro – antes de fazer qualquer compra, portanto, verifique se sua guitarra consta na relação mencionada há pouco.

    Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.