Spotlight Compilations: Instagram vai expandir uso da compilação de vídeos

1 min de leitura
Imagem de: Spotlight Compilations: Instagram vai expandir uso da compilação de vídeos

Desde outubro do ano passado o Instagram vinha utilizando um novo recurso de compilação de vídeos temáticos, geralmente relacionados a feriados, chamado Spotlight Compilation. Ele foi apresentado inicialmente no Halloween, e em seguida surgiu de novo no Dia de Ação de Graças (feriado estadunidense), nos eventos da semana do Natal e no ano novo.

A ferramenta parece ter feito sucesso, pois agora será utilizada mais frequentemente, inclusive durante grandes festivais de música e outros tipos de eventos. Isso tudo é graças ao engajamento da equipe de gerenciamento de comunidades do aplicativo, que começou a selecionar novas temáticas baseadas nos vídeos mais relevantes postados pelos usuários diariamente. Então ele perceberam que sempre há algo de interessante para se ver, mesmo que seja apenas um vídeo por dia.

Segundo Gabe Madway, gerente de comunicações do Instagram, a estratégia por trás da ideia de tornar essas compilações mais frequentes vai além de simplesmente mantê-las no aplicativo por mais tempo. O interessante é que ao fazer isso, o usuário pode acabar descobrindo perfis de pessoas ou assuntos que lhe interessam, mas que ele nunca tinha visto antes. Isso é um muito bem vindo sopro de renovação no app, depois de anos mostrando apenas gatos, pratos de comida e milhares de fotos do pôr do Sol.

O aplicativo já vinha tentando se reinventar ao lançar outros programas para complementar a experiência do usuário, como Boomerang, Layout e Hyperlapse – para criação de GIFs, montagens de fotos e vídeos com lapsos temporais, respectivamente. As pessoas podiam facilmente se habituar a seguir somente os amigos e algumas celebridades e perdiam a oportunidade de conhecer conteúdos de qualidade produzidos por estranhos.

A forma como as Spotlight Compilations foi pensada serve justamente para divulgar os criadores daqueles vídeos, uma vez que todos os trechos selecionados são creditados. Isso diferencia o recurso de seu concorrente direto, o Live Stories do Snapchat, que não mostra quem produziu cada clipe na coletânea. E a nova ferramenta do Instagram ainda possui outra função, que é a de incentivar os usuários a produzirem material de qualidade, justamente para entrar na seleção feita pela equipe de comunidades.

O que você achou do recurso Spotlight Compilation do Instagram? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.