Que os filtros do Instagram deixam as suas fotos muito mais bonitas, todo mundo já sabe. Porém, você pode aproveitá-los de uma maneira ainda melhor, usando-os corretamente para cada situação. É claro que não existe uma regra fixa, porém, se você souber exatamente o que eles fazem, é mais fácil saber em quais tipos de foto eles se encaixam melhor.

Com a atualização mais recente do Instagram para o Android, agora todos os telefones com o aplicativo podem usufruir dos filtros de foco também. Combiná-los com o efeito de cor mais adequado pode fazer com que as suas fotos fiquem ainda mais bonitas.

Inkwell

Este é o filtro ideal para aquelas situações em que a luz ambiente era escassa e a fotografia ficou granulada. Se a sua câmera não tiver muita qualidade para capturar fotos em locais com pouca luz, é possível que a qualidade da foto fique muito baixa.

DIsfarce a falta de luz e o granulado com o filtro Inkwell. (Fonte da imagem: Ana Nemes/Baixaki)

Porém, com o uso deste filtro você consegue disfarçar a maior parte dos pontos negativos, deixando a foto com um ar retrô e um granulado mais bonito, já que ele também aumenta um pouco o contraste. Isso vale para qualquer fotografia que for tirada com qualquer máquina: se você quiser disfarçar o granulado, aplique um efeito preto e branco e ajuste o contraste.

Lo-fi

Este filtro aumenta o contraste, deixando as bordas mais escuras e as cores mais saturadas. Use-o em fotografias nas quais o contraste esteja baixo para valorizar mais as áreas escuras da foto. Porém, lembre-se de que ele também dá destaque para as partes muito brancas, portanto se alguma parte estiver estourada, isso vai aparecer muito mais.

Não use esse efeito quando as fotos tiverem pouca iluminação. Se você fizer isso, ele vai ressaltar ainda mais a falta de luz, deixando as partes escuras muito mais granuladas de uma maneira ruim. Outra opção de filtro que mexe no contraste é o Hefe, que deixa as cores levemente mais quentes.

Amaro e Rise

Filtro Amaro, que deixa as imagens com tons azulados e bordas mais escuras. (Fonte da imagem: Ana Nemes/Baixaki)

Estes dois filtros são parecidos, só mudando as cores usadas. Enquanto o Amaro puxa para o azul, o Rise tem uma tonalidade mais sépia e envelhecida. Eles se adaptam bem em praticamente qualquer fotografia, e você pode usar para compensar alguma cor dominante. Imagens de crianças e de brinquedos funcionam muito bem com estes dois efeitos, principalmente se o fundo da foto não for muito escuro.

 

Por possuir uma borda mais escura, eles realçam o que está no centro da foto. Se você quiser aumentar ainda mais esse efeito, alie um desses filtros ao foco circular para destacar o que você quer mostrar. Use o filtro Amaro para imagens com tons mais quentes e o Rise para dar um efeito envelhecido.

Brannan

Cores fortes e boa iluminação combinam com o filtro Brannan. (Fonte da imagem: Ana Nemes/Baixaki)

Este filtro aumenta o contraste das áreas neutras (cinza), deixando a imagem levemente menos saturada. Use-o sempre que você tiver fotografias muito coloridas e bem iluminadas, como o seu animal de estimação correndo ou mesmo o preparo dos seus coockies favoritos — este efeito funciona melhor em fotos de locais abertos ou com luz adequada.

Walden e 1977

Estes dois filtros mexem em um ponto importante da foto: as áreas mais escuras. Isso quer dizer que o que for preto na foto vai ganhar uma nova coloração. No caso do primeiro, uma cor azulada, e para o segundo, uma tonalidade de lilás.

Filtro 1977, que diminui o contraste e deixa as partes escuras com uma tonalidade de lilás. (Fonte da imagem: Ana Nemes/Baixaki)

Por esse motivo, esses filtros parecem tirar o contraste da foto. Use sempre que você tiver que suavizar uma imagem, fazendo o oposto do que é feito com o filtro Lo-fi. Porém, tome cuidado, eles não tendem a combinar com arquivos que possuam muitas áreas escuras, como fotografias noturnas.

Earlybird

Quer um efeito de cor bonito para um céu cheio de nuvens? Experimente o filtro Earlybird, que arredonda as bordas e deixa a foto com tons mais quentes, quase sépia. Imagens com bastante azul e branco ganham um efeito retrô muito bonito com este filtro.

Para destacar o céu com nuvens, utilize o filtro Earlybird. (Fonte da imagem: Ana Nemes/Baixaki)

Gostou das dicas? Fique de olho nas novidades do Tecmundo para ver mais tutoriais e artigos como este! Se você também tem um filtro preferido, compartilhe as suas técnicas nos comentários do texto para ajudar outros fotógrafos do Instagram.

Cupons de desconto TecMundo: