O maior nome que existe na internet atual é Google. Não há como contestar essa afirmação, pois até mesmo outros gigantes como o Facebook ainda estão muito abaixo (em questões financeiras) da empresa que surgiu com um motor de buscas. A partir do momento em que conseguiu monetizar seu serviço, a Google passou a ser a queridinha dos apaixonados por tecnologia.

Com o passar do tempo, o fruto do trabalho de Larry Page e Sergey Brin foi sendo expandido e começou a oferecer outros serviços para os usuários. Atualmente, os servidores Google contam com um número enorme de produtos oferecidos gratuitamente aos usuários e centrais de controle que são vendidas para empresas.

Boa parte disso surgiu de ideias da própria Google, mas há também uma enorme gama de produtos que foram comprados de desenvolvedores menores. Você sabia que a empresa investe bilhões de dólares, todos os anos, para comprar produtos e serviços online? Pois até mesmo o YouTube passou por isso.

Para tudo existe um preço

Se a Google pensa que é necessário incorporar algum serviço em seu plantel, ela irá tentar comprá-lo. Em 2006, quando os executivos de Mountain View perceberam que o Google Videos estava completamente ultrapassado em relação ao YouTube, tiraram as mãos dos bolsos. Na ocasião, os criadores do servidor de vídeos levaram 1,65 bilhões de dólares (o que seria a maior compra da empresa até a data).

Fonte da imagem: divulgação/Google

O recorde foi superado já no começo de 2007, quando o serviço DoubleClick foi comprado por 3,1 bilhões de dólares e logo foi incorporado ao Google AdSense para melhorar os ganhos da empresa com publicidade online. Somente no dia 15 de agosto de 2011 (quatro anos depois), a marca foi outra vez melhorada.

Investindo 12,5 bilhões de dólares, a Google conseguiu adquirir a Motorola Mobility (empresa responsável por smartphones e tablets da Motorola, independente da Motorola Inc. desde o início de 2011). Com isso, espera-se que o mercado de smartphones Android fique ainda mais aquecido.

Quanto vale a sua empresa?

Para o infográfico que inaugura o artigo, escolhemos as seis aquisições da Google que mais influenciam a vida do usuário de internet brasileiro. Mas elas não são as seis compras mais caras que a empresa de Mountain View realizou. Confira a lista das dez maiores quantias desembolsadas:

  • 1) Motorola Mobility: 12,5 bilhões de dólares;
  • 2) DoubleClick: 3,1 bilhões de dólares;
  • 3) YouTube: 1,65 bilhões de dólares;
  • 4) AOL (apenas 5%): 1 bilhão de dólares;
  • 5) AdMob: 750 milhões de dólares;
  • 6) ITA Software: 700 milhões de dólares;
  • 7) Postini: 625 milhões de dólares;
  • 8) Admeld: 400 milhões de dólares;
  • 9) Slide.com: 182 milhões de dólares;
  • 10) On2 Technologies: 133 milhões de dólares.

Cupons de desconto TecMundo: