O Steam está de cara nova

4 min de leitura
Imagem de: O Steam está de cara nova

Difícil falar de games para computadores sem falar na maior plataforma do mundo para jogos. Trata-se do Steam, o precursor no segmento que hoje possui outras gigantes como a Live da Microsoft (para computadores e XBOX 360) e a Playstation Network (utilizada pelo Playstation 3 e pelo Playstation Portable).

Por vários anos o Steam, que foi criada pela Valve (mesma desenvolvedora de clássicos como Half Life e sua modificação Counter Strike), possuiu uma interface considerada conservadora pela maioria dos usuários, pois não contava com muitos recursos gráficos. Em uma comparação básica, é possível dizer que a Steam clássica era como um Windows sem a presença do Aero.

Nova interface

Mas agora o Steam está de cara nova, ganhou novos recursos e uma gama enorme de melhorias no sistema. Ainda em fase Beta, qualquer usuário do Steam pode acessar a nova interface abrindo a janela de definições da plataforma e se inscrevendo no programa Beta de análise da nova interface UI, após aceitar os termos, basta reiniciar a plataforma para vê-la nos novos padrões.

A nova interface da Steam

A primeira alteração já pode ser notada assim que o usuário acessar o novo Steam. A janela que reporta as atualizações e promoções está presente na inicialização, fornecendo informações sobre descontos na obtenção de jogos e também sobre novos patches. Ainda com um pouco de bugs, mostra a frase “Clique aqui para obter pormenores” maior do que a caixa que o armazena.

Clique aqui para acessar a galeria de imagens com um comparativo entre o Steam clássico e a nova versão.

Loja

Como não poderia ser diferente, a parte do Steam que mais ganhou melhorias é a loja virtual. Os jogos em destaque ficaram bem visíveis na tela e, clicando sobre eles é possível obter informações detalhadas acerca dos requerimentos do sistema, recomendações etárias e vários dados sobre a história do jogo. Além disso, também ficam disponíveis trailers, screenshots e demos.

À direita da interface do Steam estão as promoções disponíveis no momento. Todas  as semanas são lançadas duas grandes promoções, com descontos bem chamativos, são o Midweek Madness e o Weekend Deal. Mais abaixo há links para páginas da loja de jogos a 5 ou 10 dólares, além dos especiais que podem custar ainda menos.

Loja Virtual

Qualquer jogo presente na loja virtual possui também uma pré-visualização, passando o mouse sobre cada um deles o usuário pode acessar informações básicas como gênero do jogo, número de jogadores, data de lançamento e uma breve descrição do jogo. Apesar de a rede estar disponível em português, as pré-visualizações ainda estão em inglês.

Biblioteca

Todos os jogos que o usuário tenha baixado, instalado ou jogado ficam armazenados em uma aba chamada “Biblioteca”. Nela é criada uma lista com todos os jogos ligados àquela conta, dando informações sobre quanto tempo o usuário já passou jogando, além também de informações sobre amigos e suporte técnico sobre os jogos selecionados.

Também em Biblioteca estão as transferências de jogos. Há diversas informações sobre taxas de tráfego de dados, dando os limites de conexão com velocidades máximas, além das taxas atuais de transferência e também são mostrados gráficos sobre utilização de banda durante os downloads.

Biblioteca de  jogos

É importante lembrar que alguns jogos podem ser executados antes mesmo do término do download, pois os arquivos essenciais são baixados antes, mas isso não se aplica à grande maioria dos games. Para saber se é possível ou não, basta clicar sobre o botão “Jogar” e verificar em quanto tempo o jogo estará disponível.

Notícias

Na aba de notícias estão disponíveis várias novidades sobre o universo Steam dos games. Há duas maneiras diferentes de acessar as notícias: “Full stories” e “Headlines”. A primeira traz matérias completas sobre os jogos que sofreram atualizações ou que ganharam novas versões, a segunda disponibiliza apenas os títulos das matérias, sendo necessário clicar sobre elas para acessá-las.

Comunidade

Essa é a única aba que não foi traduzida pelos desenvolvedores da Valve. É em “Comunidade” que os usuários podem criar perfis e adicionar amigos, além de ingressar em ou criar grupos de interesses para integrar usuários com gostos parecidos, ou mesmo para reunião de clãs de gamers.

A interação entre usuários pode ser realizada mesmo durante os jogos. Pressionado as teclas Shift + Tab é possível acessar algumas funções de contato instantâneo com amigos adicionados. O Steam disponibiliza também um navegador para que os usuários possam acessar sites durante os games, o que é muito útil para buscar dicas ou passar o tempo enquanto aguardam o “Respawn”.c

Comunidade Steam

Os usuários podem identificar no canto superior direito da interface, um botão redondo com a inscrição “beta”, que indica que a nova Steam ainda está em fase de testes. Clicando nele os usuários podem enviar à Valve as impressões sobre a nova interface da Steam.

Clique aqui para acessar a galeria de imagens com um comparativo entre o Steam clássico e a nova versão.

E você já está no novo Steam? O que achou das alterações feitas nessa que é a maior plataforma para games de computadores? Deixe sua opinião!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.