O que virá de novo no Windows 7 Service Pack 1?

2 min de leitura
Imagem de: O que virá de novo no Windows 7 Service Pack 1?

Que o mercado dos sistemas operacionais é dominado pela Microsoft – mesmo com Apple e Linux avançando – ninguém duvida. A grande maioria dos computadores é comprada com alguma versão do Windows controlando o equipamento em qualquer parte do mundo, e isso é um fato.

Também é conhecida a tendência de os primeiros lançamentos de uma nova versão do sistema operacional da Microsoft conterem vários problemas até então não imaginados pela equipe de programadores de Redmond. Graças a esses bugs, as empresas de tecnologia da informação (a famosa TI) costumam manter um pé atrás antes de fazer o upgrade das máquinas por elas gerenciadas.

Windows 7Depois da trágica experiência com o Windows Vista – em que a velocidade das reclamações superou com folga o lançamento do Service Pack 1 para o sistema – e tantas outras falhas em primeiras versões anteriores, a cautela reina quando o assunto é instalar um novo SO da Microsoft. Mesmo quando o sistema parece funcionar bem, como é o caso do Windows 7.

Ciente disso, a empresa de Bill Gates começa a preparar o lançamento da primeira atualização para o novo sistema operacional, e como não podia deixar de ser, rumores e previsões começam a aparecer. Provavelmente uma versão beta do primeiro Service Pack para Windows 7 seja lançada no meio de 2010.

Mudanças e ajustes

Provavelmente o Windows 7 SP1 deva trazer mais ajustes menores do que grandes mudanças, graças aos poucos – e esparsos – problemas encontrados na versão base do sistema.

Apesar dos inúmeros relatórios de bugs e incompatibilidades recebidos pela equipe de desenvolvimento – quase 500 mil via Microsoft Connect – durante a fase beta, a Microsoft fez a lição de casa e corrigiu quase tudo para o lançamento do Windows 7.

DriversO que se espera para o SP1 é um aumento de compatibilidade com equipamentos plug-and-play, evitando até mesmo a busca por drivers do Windows Update ou, pior, o download manual dos controladores por parte do usuário.

Sistema e segurançaAlém disso, processos internos do sistema operacional devem ser otimizados, limpando o código e – por consequência – acelerando diversas tarefas executadas em segundo plano pelo Windows 7.

Essa otimização também deve ser aplicada a processos gráficos e provavelmente inclui também drivers para dispositivos lançados após o release da sétima versão das janelinhas.

Não é possível falar em certeza, mas existe uma enorme probabilidade de o Windows 7 receber, no Service Pack 1, suporte para o padrão USB 3.0. A chance de isso acontecer é grande, pois, na última CES e em outros showcases de eletrônicos, os periféricos utilizando a nova porta de comunicação serial começaram a aparecer com mais frequência.

Impacto e significado

Ainda é muito cedo para julgar qual será o verdadeiro impacto do SP1 no cenário informático. Apesar de o Windows 7 ser bem aceito, são muitos os usuários que ainda insistem em manter o XP – e alguns até mesmo o Vista – em suas máquinas.

Windows 7Embora dependa muito mais da aceitação do Windows 7 SP1, é possível que este seja mais um passo nos planos da Microsoft para enterrar de vez o Windows XP, lançado em 2001 e ainda um dos principais produtos saídos de Redmond.

O fato é que com o lançamento do primeiro grande pacote de atualizações para o Windows 7 a Microsoft espera recuperar uma parte do mercado que sempre foi essencial para sua economia: o cliente empresarial, sempre temeroso de arriscar sua produção em um sistema que pode prejudicar a produtividade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.