O banco cabe no celular

2 min de leitura
Imagem de: O banco cabe no celular

A briga entre as duas maiores bandeiras de cartões de crédito pretende ficar mais quente no ano que vem. Aparentemente, a Mastercard vai contra-atacar a Visa e seu Contacless, trazendo o banco inteiro para o celular de seus correntistas e também para aqueles que não possuem conta em nenhuma instituição bancária. Em uma parceria com Vivo, Itaú Unibanco e Redecard, a Mastercard pretende lançar em 2010 uma plataforma de serviços via celular batizada de Mobile Network Gateway.

Os serviços disponibilizados aos clientes da plataforma serão pagamentos, transações, transferências e compra de créditos para celulares pré-pagos. Com mais de 164 milhões de celulares, já era de se esperar que as grandes empresas do ramo da telefonia e pagamentos se interessassem pelo perfil do consumidor brasileiro.

Apesar de os celulares serem muito comuns por aqui, ainda há um número elevado de pessoas que não possuem conta em banco ou têm apenas conta poupança, ramo onde a Mastercard e Visa podem intervir. A princípio os serviços estarão disponíveis apenas para clientes Itaú Unibanco, mas depois da fase de testes eles tendem a ser liberados para os não correntistas.

A Mastercard vai para o celular

O celular contra os preços
Uma pesquisa realizada pelo grupo de Consulta sobre a Assitência aos Pobres (Gcap), a pedido do Banco Mundial, revela que no mundo há aproximadamente 4 bilhões de celulares, quase 1,5 aparelho por habitante. Porém, quando se fala em número de contas correntes por habitante, o número de correntistas cai para apenas 1 bilhão.

Ainda de acordo com a pesquisa, se mais pessoas utilizassem apenas o celular para realizar transações simples, o custo das operações bancárias poderia ser diminuído consideravelmente, tendo em vista que menos pessoas iriam até os bancos, menos recursos seriam necessários e assim sucessivamente.

História antiga
O lobby em torno de parcerias entre as quatro empresas já havia começado em julho, pois neste mesmo mês, o Itaucard e a Vivo lançaram  cinco cartões de crédito com a bandeira Mastercard.

Parceria já estava firmada

Fonte: Site da Vivo (reprodução)

A briga pelo consumidor móvel
Ainda no mundo dos pagementos móveis a Visa, em parceria com a Claro e o Bradesco também está investindo neste ramo. Com foco apenas nos pagamentos a crédito ou débito, as três empresas também acreditam no poder do celular como forma de pagamento. Chamado de Contacless, o projetos destas organizações é oferecer um serviço de pagamento no ponto de venda muito mais rápido que o atual.

Pelo jeito, a briga ainda vai longe e promete muitas novidades para nós, clientes e portadores de celulares. Ainda não se tem certeza de como o Mobile Network Gateway vai funcionar, mas o que é possível constatar é que a cada dia o celular adquire mais importância em nosso cotidiano. Continue ligado nas novidades do mundo da tecnologia aqui no portal Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.