Review: HTC T2223

9 min de leitura
Imagem de: Review: HTC T2223

Cada vez mais os telefones celulares se transformam em verdadeiros computadores de bolso por oferecer funções que vão muito além de simples ligações e envio de mensagens. Novidades são sempre acopladas a estes aparelhos, sejam elas câmeras de alta resolução, tela sensível ao toque, navegador de internet e até mesmo versões completas de programas que utilizamos normalmente no computador de casa ou do trabalho.

O HTC Touch T2223 (conhecido no mercado internacional como HT Touch Viva) é um aparelho que tem como objetivo ser útil tanto para o usuário comum quanto para o profissional que precisa sempre estar conectado à internet e trabalhar mesmo em momentos em que não é possível ter acesso a um computador.

Para isso, o aparelho conta com recursos como os programas da família Office Mobile, navegador Internet Explorer e visualizador de PDF. Mas será que o celular cumpre a promessa de seu slogan “Funcional como você precisa. Moderno como você quer”? É o que você vai conferir nesta análise feita pelo Baixaki.

Especificações técnicas

Antes de começar a análise do aparelho, alguns dados sobre suas especificações técnicas.

Embalagem e conteúdo

O HTC Touch T2223 possui uma caixa discreta, totalmente na cor preta e em formato quadriculado. A parte da frente contém o nome do aparelho, a foto e o logo da companhia. Atrás estão algumas das informações técnicas, separadas nos campos Destaques e Especificações. Além disso, há o logo do Windows Mobile, Sistema Operacional utilizado pelo aparelho. Nada que chame muito a atenção, o que pode dar a impressão errada de se tratar de somente um modelo genérico.

Dentro da embalagem vem o aparelho com a bateria já conectada, a garantia, um guia de início rápido, um cabo mini-USB, uma caneta stylus, um CD de aplicativos, o CD de introdução ao Windows Mobile e um prático plástico protetor para a tela. O manual de instruções é completo e ensina como realizar algumas tarefas básicas como realizar chamadas, adicionar um nome à lista de contatos ou reproduzir arquivos de música utilizando o aparelho. O único problema detectado foram as constantes referências ao manual em PDF localizado no CD de aplicativos que acompanha o Touch T2223.

Ao abrir o HTC Touch T2223 é possível retirar a bateria de forma fácil, processo que revela a entrada para cartão SIM e o cartão de expansão microSD, com suporte para até 16GB de armazenamento. O aparelho possui um tamanho normal e possibilita o transporte fácil em qualquer bolso: o peso de somente 100 gramas faz com que não se torne incômodo transportar o Touch T2223 durante longos períodos, e é difícil o aparelho atrapalhar o usuário quando este está sentado. A textura plástica é agradável ao toque e dá a sensação de resistência ao aparelho. O celular conta com nove botões que podem ser acessados de maneira fácil: sete na parte da frente, um na parte superior e um em seu lado esquerdo.

O principal destaque é a tela touchscreen de 2.8 polegadas que, apesar de utilizar tecnologia resistiva, responde bem aos toques do usuário sem necessidade de pressionar o aparelho com força. O maior problema está na moldura da tela que é levemente elevada em comparação com a tela e dificulta a utilização dos dedos para comandos localizados no canto dela: nestes casos a utilização da caneta stylus se torna praticamente obrigatória.

Mesmo com o plástico de proteção que acompanha o aparelho, a tela engordura muito fácil, e bastam algumas horas de uso para que uma limpeza seja necessária. Isso sem contar com a falta de um sensor de proximidade que impedisse o usuário de acessar aplicativos por acidente enquanto estivesse em meio a uma ligação: nos testes realizados pelo Baixaki, foram raras as vezes em que o aparelho permaneceu na mesma tela depois da aproximação da orelha até a tela.

O botão localizado na parte superior do HTC Touch T2223 tem a função de ligar o aparelho e desligar o modo de espera. No lado esquerdo da tela há um botão responsável pelo controle de volume do aparelho, que possibilita escolher facilmente entre o modo silencioso ou de vibração. Na parte inferior, sete botões atravessam o aparelho: à esquerda o botão para realizar ou atender ligação e à direita o botão que encerra chamadas ou volta à tela inicial do aparelho. No centro há cinco botões que servem como um substituto para a tela de toque e possibilitam a navegação pelas opções do aparelho como um aparelho celular convencional.

Na parte inferior do aparelho está a entrada para fones de ouvido e a saída mini-USB 2.0, que possibilita a recarga do aparelho ao conectá-lo no computador ou ao utilizar-se um carregador compatível com a tecnologia. Na parte traseira está localizado o alto-falante e a câmera de 2.0 Megapixels, que fica protegida de riscos por estar em um ponto menos elevado do que a tampa do aparelho.

Bateria

A duração da Bateria de íons de lítio do HTC Touch T2223 vai depender muito da forma como o usuário utiliza o aparelho. Os maiores responsáveis pelo consumo de energia do aparelho são o reprodutor de música, a navegação pela internet através de rede Wi-Fi, os jogos e a utilização de diversos aplicativos ao mesmo tempo. Durante os testes realizados pelo Baixaki a bateria apresentou um bom desempenho e, mesmo utilizando de maneira regular o reprodutor de músicas, foi necessário recarregar o aparelho somente após três dias de testes.

Interface do aparelho

Iniciar o aparelho leva um tempo considerávelA primeira impressão do HTC Touch T2223 não é muito positiva devido ao longo tempo de espera até que o aparelho inicie o Sistema Operacional e a interface TouchFLO toda vez em que é ligado. Durante os testes realizados pelo Baixaki foi necessário esperar cerca de cinco minutos até que o aparelho estivesse apto para utilização, tempo que com certeza vai incomodar muita gente. Este tempo pode ser ainda maior quando é conectado um novo cartão SIM ou expansão de memória microSD: até o aparelho detectar o novo dispositivo leva um tempo razoável, no qual o usuário pode chegar a acreditar que há algum problema com o aparelho.

Após o longo período de espera pela inicialização do aparelho é exibida a tela inicial onde ficam atalhos rápidos para a configuração de alarmes, histórico de chamadas e calendário. No canto esquerdo inferior da tela é possível acessar a agenda telefônica e um atalho para a lista de programas mais utilizados pelo usuário.

A interface TouchFLO pode ser utilizada de maneira intuitiva, permitindo que o usuário alterne entre as diversas funções do celular simplesmente arrastando o dedo (ou a stylus) pela tela do aparelho. Os menus disponíveis através da interface são: Contatos, que exibe até 12 números para discagem rápida; Mensagens; Email; Internet; Fotos e vídeos; Música; Tempo; Configurações e Programas, que funciona como forma de reunir atalhos rápidos para a utilização dos aplicativos disponíveis no aparelho.

Na parte superior esquerda da tela está localizado o botão iniciar do Windows Mobile, que permite o acesso aos aplicativos da família Office Mobile, configurações avançadas e lista de programas disponíveis. Já na parte superior direita são exibidas indicações de conectividade e bateria do aparelho. Além disso, é possível acessar o gerenciador de programas do Windows Mobile, que permite verificar quais aplicativos estão abertos e consumindo memória do aparelho.
Interação problemática com o Windows Mobile

O principal problema do HTC Touch T2223 está justamente na interação entre o Sistema Operacional Windows Mobile e a interface TouchFLO. Como os aplicativos acessados utilizando os dois sistemas nem sempre são os mesmos, é muito fácil se confundir e desperdiçar uma boa quantidade de tempo tentando descobrir como configurar corretamente o aparelho.

Um exemplo disso está na visualização de fotos: enquanto pela interface TouchFLO é possível acessar a câmera fotográfica e o álbum de fotos, não é possível modificar detalhes como a orientação da imagem exibida como plano de fundo do aparelho. Para realizar esta ação é preciso acessar os menus do Windows Mobile para iniciar outro visualizador de imagens ligeiramente diferente, e só então acessar os menus responsáveis pela edição.

A mesma situação se dá durante a reprodução de músicas: enquanto o reprodutor padrão utilizado pelo Windows Mobile é o Windows Media Player, através do TouchFLO é possível usar um programa completamente diferente, com uma interface que lembra os menus de um iPod. Essa série de detalhes faz com que a configuração e utilização avançada do HTC Touch T2223 se torne cansativa e pouco intuitiva para usuários iniciantes: só depois de certo tempo de uso e várias leituras do manual é que se torna possível utilizar todas as funções do aparelho sem maiores problemas.

Aplicativos do aparelho

Os aplicativos que se destacam no Touch T2223 são aqueles pertencentes à família Office Mobile: Excel Mobile, Word Mobile, PowerPoint Mobile e OneNote Mobile. Embora não sejam fortes o bastante para substituir totalmente a utilização de suas contrapartes para computadores pessoais, estes aplicativos permitem uma maior agilidade para o usuário ao permitir que este visualize documentos importantes em qualquer lugar que esteja. Além disso, é possível criar rascunhos ou anotações e depois editá-las utilizando o computador, basta conectar o aparelho através do cabo mini-USB incluído no pacote.

Também estão inclusos no aparelho o Windows Media Player Mobile, que acaba se mostrando uma opção pouco atrativa se comparada ao reprodutor de música próprio do Touch T2223, o Adobe PDF Viewer e duas opções de navegador para internet, o Internet Explorer e o Opera. Para facilitar o acesso aos aplicativos, sem ter de acessar o menu do Windows Mobile, é possível enviá-los para a aba de atalhos do TouchFLO, onde serão exibidos na forma de ícones correspondentes.

Câmera fotográfica e filmadora

Um dos aspectos mais decepcionantes do HTC Touch T2223 é a baixa qualidade da câmera fotográfica do aparelho. O celular possui somente 2 megapixels e foco fixo, o que contribui para  baixa qualidade das imagens resultantes. Somente fotos tiradas em ambientes bem iluminados e próximas ao objeto de interesse podem ser visualizadas de maneira fácil: o mais comum é que em geral as imagens saiam tremidas ou desfocadas.

Imagem feita utilizando o Touch T2223

A opção de filmagem se mostra ainda mais limitada, com resolução máxima de 176x144, que não chega nem a preencher metade da tela do aparelho. Os projetos realizados pelo Baixaki durante os testes resultaram em algo mais semelhante a uma apresentação de slides do que um vídeo, apresentando lentidão durante a exibição e pouca qualidade de imagem.

Navegação na internet

O usuário dispõe de duas opções distintas na hora de acessar a internet pelo Touch T2223, o Opera e o Internet Explorer. Não há nenhuma diferença notável de desempenho entre os dois programas, a não ser uma maior velocidade de carregamento em determinadas páginas pelo navegador da Microsoft. Durante a navegação as páginas são exibidas em tamanho compatível com a tela do aparelho, o que torna quase sempre obrigatória a utilização do sistema de Zoom.

Visão do aparelho aberto

A navegação se dá totalmente através da tela touchscreen: arrastar o dedo ou a stylus pela tela faz com que esta se movimente, e basta o toque em um link para acessá-lo. Infelizmente não há suporte para flash, o que torna a navegação por muitos endereços quase impossível. A conexão utilizada é crucial para uma navegação confortável: usuários da tecnologia EDGE terão grandes problemas - já aqueles que dispõem de uma conexão Wi-Fi poderão navegar tranquilamente.

Conclusão: vale a pena investir no aparelho?

O HTC Touch T2223 se mostra uma opção interessante para quem procura um smartphone com diversas opções de aplicativos e precisar estar conectado à internet em qualquer instante. Infelizmente, como não possui suporte à tecnologia 3G, é difícil recomendar o aparelho para quem pode bancar o preço do iPhone 3G ou 3GS.

O aparelho não pode ser considerado insatisfatório ou ruim, mas sofre de alguns problemas que fazem com que perca pontos quando comparado a alternativas concorrentes da mesma faixa de preço. O principal motivo para decidir pela compra ou não do aparelho tem um nome: Windows Mobile. Caso você consiga se adaptar à interação do Sistema Operacional com o sistema TouchFLO, vai ter uma ótima experiência com o Touch T2223. Caso contrário, se quiser se manter dentro da HTC, o Magic se torna uma opção. A outra é migrar para aparelhos de outras companhias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.