Conheça as novas lojas de aplicativos para celulares!

4 min de leitura
Imagem de: Conheça as novas lojas de aplicativos para celulares!

Embora muitos desconheçam, a App Store é um serviço online de download de conteúdos criado pela Apple exclusivamente para usuários do iPhone e do iPod Touch.

Agregada à loja virtual do iTunes desde dez de julho de 2008, hoje apresenta mais de 75 mil aplicativos de diferentes propósitos para baixar, entre pagos e gratuitos.

Os números relacionados aos downloads são ainda mais assustadores. Hoje, a marca de aplicativos baixados está próxima de dois bilhões, e a movimentação de dólares gerada pela App Store já ultrapassa esse número, com uma média de 200 milhões mensais.

Lançado em 29 de junho de 2007, o iPhone se tornaria um verdadeiro divisor de águas na telefonia móvel. Nunca na história a interatividade em um telefone celular foi levada tão a sério. O aparelho contém tela sensível ao toque, câmera digital, acesso à Internet e todo o suporte para diversos tipos de aplicações multimídia.

Alguns meses depois, em março de 2008, diversas novidades no iPhone surgiram, como a nova versão do seu sistema operacional, além do kit de desenvolvimento de aplicativos, o que seria o primeiro passo para a inauguração da App Store.

Logo em seu lançamento, 500 aplicativos já estavam disponíveis na loja virtual, sendo 125 destes totalmente gratuitos. Um dos aspectos que mais motiva o desenvolvimento dos softwares é o fato da Apple ficar apenas com 30% das vendas, deixando 70% para os desenvolvedores.

Inúmeras possibilidades

A Apple mais uma vez anteviu o futuro de uma geração de aparelhos, aliando o desenvolvimento do hardware a um conceito de loja virtual nunca visto anteriormente. Fazer uso de todo o potencial do iPhone inserindo nele milhares de aplicativos para todas as funções do cotidiano fizeram da App Store um fenômeno, que não para de crescer.

Aplicativos para todos!

Quem tem o aparelho sabe que diversas situações do dia-a-dia contam com boas soluções em aplicativos, além de milhares de jogos de excelente qualidade, fazendo uso da tela sensível ao toque e dos acelerômetros, que tornam tudo ainda mais divertido e realista. Muitos desses softwares são totalmente gratuitos, e outros custam poucos dólares para serem baixados.

Aplicativos para todos

As outras características, como o acesso à Internet por rede sem fio e a câmera digital complementam o aparelho, tornando-o um sucesso de vendas no mundo inteiro. A nova versão traz ainda a gravação de vídeos e melhorias em seus aspectos gerais.

As gigantes acordaram

Depois de todo o sucesso alcançado pela loja de aplicativos da Apple, praticamente todas as grandes desenvolvedoras de aparelhos móveis estão fazendo algo semelhante nesse sentido. Conheça abaixo um pouco mais sobre as novas lojas de aplicativos para celulares.

Nokia – Ovi

Dentro da loja virtual da Nokia, lançada em maio de 2009, os usuários podem baixar jogos, aplicativos, vídeos, imagens e toques em seus celulares. Além disso, a proposta do serviço é interligar os aparelhos móveis aos computadores pessoais, tornando mais fácil compartilhar os conteúdos criados pela Internet.

Você indica o seu modelo e todo o conteúdo disponível para ele é automaticamente filtrado, contando com recomendações de outros usuários. Existem centenas de aplicativos gratuitos e pagos, com classificações bem definidas e facilidade na hora de baixar.

Google - Android Market

Obviamente o Google não ficaria distante das inovações que envolvem o mundo da tecnologia móvel. Com o Android Market, toda a gama de aparelhos compatíveis com a plataforma Android é abastecida com aplicativos para diversos estilos e situações.

A divisão é feita basicamente por programas pagos ou gratuitos, com uma interface muito simples de compreender, incluindo links para os sites oficiais dos softwares. No próprio site também está disponível o SDK para que os desenvolvedores possam criar e vender os seus aplicativos.

LG – Application Store

Funcionando da mesma forma que a grande maioria das novas lojas do gênero, a venda de aplicativos para celulares da LG é feita de uma maneira muito simples e intuitiva. Também há diversas categorias de aplicativos especialmente desenvolvidos para seus celulares, com filtros por modelo, preço e gênero, facilitando a identificação do que você realmente precisa.

Confira a loja da LG.

Sony Ericsson – PlayNow Arena

A loja da Sony funciona em poucos países por enquanto, mas já deixa bem claro algumas das intenções da empresa dentro do contexto. Nela é possível baixar músicas, jogos, toques, papéis de parede, temas e diversas outras aplicações interessantes para o seu aparelho.

Jogos para todos os gostos.

Samsung – Application Store

O modelo de loja proposto pela Samsung é muito semelhante ao Android Market. Basicamente, toda a gama de aplicativos, jogos e conteúdos está disponível a partir de um clique, em um site organizado em categorias para todos os gostos. A compra ou o acesso aos arquivos pode ser feita apenas a partir de um celular, porém em breve também será possível comprar os aplicativos pelo computador.

RIM – BlackBerry App World

Como muitos sabem, um dos maiores concorrentes diretos do iPhone é o BlackBerry, smartphone desenvolvido pela RIM. A loja de aplicativos do aparelho já conta com mais de dois mil aplicativos, desde jogos e softwares para multimídia até programas de exercícios físicos, GPS, previsão do tempo e tudo o que pode auxiliar o usuário do aparelho em sua vida.

Um dos maiores concorrentes do iPhone.

Se você pensa que o iPhone é um aparelho que vai demorar para estar nas mãos de todos, saiba que o celular como temos hoje, ainda com menus simples e as funções mais básicas, está com seus dias contados.

Pode demorar um pouco para que os smartphones se tornem comuns, mas a interatividade é uma das áreas mais exploradas e desenvolvidas em todos os ramos da tecnologia, incluindo obviamente os celulares. As lojas de aplicativos estão se espalhando e todas as grandes empresas do ramo aderiram ao que foi iniciado pela Apple.

O telefone celular deixou de ser uma mera ferramenta de comunicação e passará a se tornar uma peça cada vez mais útil na vida das pessoas, facilitando o dia-a-dia de quem precisa de soluções rápidas em qualquer lugar do mundo. O Baixaki conta com a sua opinião sobre o tema, que abrange um futuro muito próximo de todos nós.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.