O TecMundo visitou à ExpoPrint 2014, a maior feira da indústria gráfica da América Latina, que foi realizada entre os dias 16 e 22 de julho, no ExpoCenter Transamérica, em São Paulo. A feira acontece de quatro em quatro anos e apresenta as principais tendências mundiais de tecnologia em impressão, embalagem e editoração. Fomos convidados à feira pela Ricoh detentora de um estande de 242m² com alguns dos mais modernos equipamentos da feira.

A ExpoPrint é considerada importante não só pela quantidade de visitantes que recebe, mas também pelo grande volume de negócios gerados. Para se ter uma ideia, na última edição da feira estiveram presentes 508 expositores e mais de 35 mil visitantes durante os sete dias de evento. "A ExpoPrint é uma grande oportunidade para fortalecer a presença da Ricoh no mercado gráfico e para mostrar o novo portfólio de produtos e soluções da companhia. Temos o  compromisso de apoiar o desenvolvimento de negócios de todos os nossos clientes da indústria de impressão", comenta Angel Bustamante, Diretor de Produção Printing Business Group da Ricoh América Latina.

A nossa equipe foi convidada para conhecer melhor as novidades apresentadas pela Ricoh. Esta empresa é especializada em equipamentos de escritório de imagem, soluções de impressão de produção, sistemas de gestão de documentos e serviços de TI. Com sede em Tóquio, o grupo Ricoh opera hoje em mais de 200 países. A feira era um evento bem específico para empresas e indivíduos que trabalham no mercado de impressão, mas a quantidade de tecnologia diferenciada e interessante atraiu o olhar do TecMundo. No estande da Ricoh, tivemos a oportunidade de conhecer algumas das novidades que chegarão ao brasil neste mercado.

 Lançamentos

A primeira grande novidade é a Ricoh Pro C901S Graphic Arts +, que proporciona qualidade e desempenho seja qual for o tamanho e a complexidade de suas aplicações. O equipamento tem ampla versatilidade de mídia e opcionais de acabamento profissional integrados, além de proporcionar confiabilidade e durabilidade. A Ricoh Pro C901S Graphic Arts + possui digitalização em cores, cópias e armazenamento de documentos integrados para atender as necessidades de captura de imagem e impressão sob demanda. Além disso, possui a tecnologia de imagens sem óleo, para produzir impressões com qualidade próxima à do off-set, com custos menores.

O segundo lançamento é a Ricoh Pro L4160, impressora colorida que produz trabalhos de grandes formatos para diversos mercados como propaganda e arquitetura. Sua qualidade de impressão permite que as imagens fiquem com cores mais vivas e nítidas. Ela usa a ecológica tinta látex acuosa e seu processo de impressão é de até seis cores, incluindo laranja, verde e branco, ampliando as possibilidades de escolha.

Outra importante novidade é que, além dos dois novos produtos, a Ricoh também apresentou durante toda a feira uma nova tecnologia mundial de impressão digital, que complementa sua linha de produtos para o mercado de alto volume.

 Outros equipamentos demonstrados

Além dos lançamentos, a Ricoh também apresentou os seguintes equipamentos, disponibilizados para o mercado recentemente: Pro C5110S (impressora digital em cores, projetada para impressões de alta qualidade e baixo custo em ambientes de produção), Pro C751EX (equipamento de produção em cores, que proporciona uma qualidade de imagem superior de 4800 dpi), Pro 8110S (multifuncional de produção em preto e branco que oferece uma combinação de poder e versatilidade), MP CW2200 (equipamento que combina cor com excepcional versatilidade, para atender a maiores de fluxo de trabalho) e a Ricoh InfoPrint 5000 (a impressora jato de tinta de alto volume mais vendida no mundo).

 Software

Dentre os novos softwares, a Ricoh apresentou durante o evento os seguintes produtos: Clickable Paper (solução interativa que permite a conexão de documentos offline ao mundo online); PTI Marcom Central (solução de Software como Serviço – SaaS, que permite a automatização das etapas de criação, impressão e gerenciamento da entrega de documentos); GMC Inspire (plataforma integrada que ajuda na redução do tempo gasto, porque mantém uma continuidade entre as funções de desenho do documento e sua produção); Ricoh TotalFlow Production Manager (solução de software que oferece um inovador gerenciamento de impressão, que automatiza as tarefas repetitivas e simplifica os fluxos de trabalho); Ricoh ProcessDirector (sistema de gerenciamento que pode ajudar a controlar e gerenciar o processo de produção de documentos); e o Ricoh TotalFlow Prep (software que disponibiliza uma solução de fácil uso para seu fluxo de preparação de documentos).

A companhia também demonstrou o EFI Fiery SeeQuence Suite (solução que automatiza e simplifica as trabalhosas atividades de preparação de documentos com uma experiência intuitiva que reduz o tempo de preparação dos serviços); o EFI Fiery Digital Print Servers (tecnologia inovadora que consegue o melhor de suas impressoras e copiadoras: seus servidores se integram a qualquer ambiente de impressão, entregando precisão incrível, velocidade impressionante e cores perfeitas); e a Critical Comunications Solution Suite (solução é composta por soluções de workflow que permitem que você produza serviços com precisão e confiança).

 A visita do TecMundo

Depois de uma demonstração de todos os aparelhos em exposição, a nossa equipe teve chance de conversar com os principais nomes da Ricoh no Brasil e na américa latina. A conversa demonstrou o claro interesse da empresa neste setor, que vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Para o presidente da filial brasileira, Diego Império, o Brasil é uma país extremamente bem adaptado à tecnologia, e as gráficas locais e outras companhias de impressão são entusiastas dos novos aparelhos e tem recebido muito bem a presença da Ricoh.

Ainda que a América Latina esteja longe dos setores mais avançados da empresa, o fluxo de crescimento local tem sido tão grande que a Ricoh decidiu apostar com força nesta Expoprint, trazendo aparelhos de grande porte e cujas funções não são encontradas ainda em nenhum lugar do continente. Ainda que a feira, permaneça obtusa para curiosos e pessoas de fora deste nicho, foi possível compreender sua dimensão e importância para todo o setor gráfico brasileiro.

Cupons de desconto TecMundo: