(Fonte da imagem: Divulgação/HP)

Números divulgados nesta semana pela IDC revelam que o mercado de equipamentos de impressão não tem muitos motivos para comemorar no Brasil. Segundo a empresa, em 2012 foram vendidas no país cerca de 4,1 milhões de unidades de impressão, o que representa uma queda de 17,6% em relação ao ano de 2011.

Do total de equipamentos comercializados, 74,5% são produtos de tecnologias Inkjet, 24,6% laser e apenas 1% matricial. “O mercado de Inkjet foi o mais impactado, sofrendo uma retração de 21,3% em relação a 2011. Já o mercado de lasers sofreu uma queda de 4,8% e o de matricial caiu 4,7%”, explica Diego Silva, analista de mercado da IDC.

“Diversos fatores levaram à queda nas vendas em 2012. Reposicionamento das margens de lucro dos fabricantes, consequências dos desastres naturais ocorridos em 2011, aumento da taxa cambial e a queda no mercado de PCs contribuíram para esses números ruins”, completa.

Cupons de desconto TecMundo: