Técnica apaga a tinta do papel por vaporização

1 min de leitura
Imagem de: Técnica apaga a tinta do papel por vaporização

(Fonte da imagem: Dvice)

Você costuma guardar as folhas impressas em apenas um dos lados para imprimi-las no verso posteriormente? Se você é econômico e poupa papel com a sua atitude, saiba que muito em breve será possível contar com um novo aliado no combate ao desperdício.

Cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, desenvolveram uma técnica que permite identificar a exata frequência e duração da luz de forma que seja possível vaporizar a tinta e, com isso, transformar um documento usado em uma folha de papel em branco novamente.

A técnica permite ainda que não exista nenhum tipo de rasura nos papéis. Para apagar o conteúdo, os cientistas utilizaram uma luz de 532 nanômetros com pulsações de 4 nanossegundos. A novidade permite apagar tinta de qualquer cor.

A ideia dos inventores é que a nova tecnologia possa ser incorporada também nas impressoras, permitindo que os periféricos possam, além de imprimir, apagar papéis impressos que já tenham sido descartados. Ainda não há previsão de adoção da funcionalidade em escala comercial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.