Quer imprimir sua própria tela OLED? Isto já é possível

1 min de leitura
Imagem de: Quer imprimir sua própria tela OLED? Isto já é possível

(Fonte da imagem: Divulgação/Konica Minolta)

Imagine um futuro em que você poderá imprimir suas próprias telas. E não é qualquer tela, mas sim, as super telas OLED. Esse futuro não está muito longe de acontecer: a Konica Minolta, uma empresa que desenvolve soluções de impressão, anunciou o lançamento da KM128SNG, um cabeçote de impressão a jato de tinta de alta precisão eletrônica capaz de imprimi-las.

As impressoras são muito pequenas e podem criar gotas de um picolitro de tamanho (0,000000000001/litro ou um trilionésimo de litro). É a primeira vez que essas gotículas são usadas na impressão de aplicações eletrônicas.

A Konica Minolta usou a tecnologia MEMS (micromáquinas programadas para cumprir determinada atividade) para fabricar a cabeça de impressão. Essa mesma tecnologia é utilizada no processamento de semicondutores e permite o desenvolvimento de uma cabeça de impressão pequena, medindo apenas 38 milímetros de largura, com 128 orifícios em linha capazes de ejetar pequenas gotas de tinta.

Futuro mais cedo

A Konica Minolta diz que a tecnologia MEMS irá permitir que, no futuro, as cabeças de impressão sejam menores ainda. Felizmente, a KM128SNG não é apenas um protótipo que está sendo produzido em algum laboratório da empresa. As amostras já serão enviadas para os fabricantes entre abril e junho, o que significa que, em poucos anos, você vai poder imprimir facilmente uma nova tela na sua casa.

O OLED é uma tecnologia que permite desenvolver telas planas muito mais finas, leves e baratas. As telas de OLED são orgânicas e por isso possuem luz própria e não necessitam de luz de fundo ou lateral, além de ocupar menos espaço. Outras vantagens da tela OLED: possuem baixo tempo de resposta, podem ser visualizadas de diversos ângulos e tem contraste melhor que os modelos atuais. A tela OLED é considerada a sucessora da LED e LCD.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.