O que fazer quando a tinta do cartucho seca?

2 min de leitura
Imagem de: O que fazer quando a tinta do cartucho seca?

É tarde da noite e você está imprimindo um documento muito importante de que irá precisar logo na manhã seguinte. Tudo está correndo bem até que a impressora resolve parar de imprimir justo quando faltavam só algumas páginas.

Não adianta culpar Murphy, ligar para a assistência ou arremessar objetos por aí. O que pode estar acontecendo na sua impressora é mais simples do que parece: quem sabe, o cartucho de tinta secou ou a cabeça do cartucho entupiu.

O que fazer numa hora dessas? Siga as dicas do Baixaki e aprenda a dar um jeitinho em seus cartuchos de impressão para que a tinta seja aproveitada ao máximo.

Tinta seca?

A tinta do cartucho também seca!A tinta do cartucho não é nenhum tipo de elemento mágico: é tinta mesmo! E assim como aqueles potinhos de tinta guache podem secar e ficar praticamente imprestáveis, a tinta dos cartuchos também.

Há quem afirme que os cartuchos recarregados apresentam mais problemas que os originais. Porém, em termos gerais, o ressecamento da tinta se dá pelo tempo que a impressora fica sem uso, independente de sua procedência.



Ou seja, se você tem uma impressora e imprime algumas páginas por semana, a tinta de seu cartucho tem mais chances de sofrer com o ressecamento do que a tinta da impressora de um usuário que imprime algumas páginas todos os dias.



Calma, não é o fim do mundo!
Saiba o que fazer quando a impressora não funcionar!
Como sei se o meu cartucho ressecou? Bom, se você o trocou recentemente, fez apenas algumas poucas impressões e o nível de tinta, para o software da impressora, está baixo, é sinal que a tinta secou.



Mas você não precisa ir até a loja reclamar com o gerente, comprar um cartucho novo, ou algo do gênero. O Baixaki traz três soluções caseiras, simples e eficientes para salvar o seu cartucho de tinta ressecada que, aparentemente, não passa de um caso perdido.



1. Secador de cabelos

Retire o cartucho de sua impressora com cuidado para não tocar nos conectores do cartucho, pois é uma área muito delicada. Pegue, então, um secador de cabelos e passe sobre ele por durante dois minutos ou até que você sinta o plástico do cartucho ficar uma temperatura morna. 



O calor do secador de cabelos aquece o conteúdo do cartucho e faz com que ela fique líquida novamente. No caso de desentupir a cabeça do cartucho, passe o secador normalmente e, depois, utilize um papel higiênico que não contenha fiapos para retirar do excesso de tinta acumulada na cabeça.


2. Água morna

Mergulhe 1,5 cm do cartucho ressecado (a parte da cabeça da impressão) em um pote contendo água em uma temperatura média de 60º por, pelo menos, uma hora. Atenção: o cartucho não deve ser mergulhado por inteiro.

Fazendo isso, a tinta de dentro do cartucho derrete da mesma forma que com o secador, porém, é um pouco mais eficiente, já que a temperatura da água é mais quente que o ar do secador. Ao optar por este método, lembre-se sempre de secar o cartucho com cuidado antes de recolocá-lo na impressora.

Aproveite até a última gota de tinta!

3. Vapor d`àgua

Se você não está com a tinta do cartucho ressecada, mas a cabeça está entupida, um método intermediário é ferver uma chaleira com água e deixar o cartucho por perto. O que acontece?

O vapor emitido pela chaleira ajuda ajuda no desentupimento da cabeça. Feito isso, siga os mesmos passos da dica anterior para limpar a cabeça e secar o cartucho antes de recolocá-lo.


E aí, será que funciona mesmo?  Tente uma das dicas e poste o resultado. E se tiver alguma dica extra, os comentários são sempre bem vindos!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.