As impressoras 3D comuns trabalham com plástico, mas você já pensou como seriam os objetos provenientes de uma máquina capaz de lidar com vidro?

Pois é, isto é possível. Um grupo de estudantes do Mediated Matter Lab e do Glass Lab, ambos pertencentes ao MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), desenvolveu a G3DP, uma impressora que trabalha com vidro fundido.

O aparelho aquece o material a elevadas temperaturas (quase 1.040°C), garantindo a maleabilidade e possibilitando imprimir o objeto em três dimensões. O funcionamento é muito semelhante com o de uma impressora comum, mas os componentes internos, obviamente, são preparados para suportar o calor excessivo.

No vídeo, você pode conferir como o material fica extremamente quente e quase chega a ficar vermelho (quem não sabe do que se trata pode até pensar que tem mel dentro da máquina). Entretanto, o processo de resfriamento é muito rápido, garantindo a rigidez e deixando o vidro transparente. O processo de impressão e os resultados finais são impressionantes!

Cupons de desconto TecMundo: