G3DP é a impressora 3D que usa vidro fundido para criar obras de arte

1 min de leitura
Imagem de: G3DP é a impressora 3D que usa vidro fundido para criar obras de arte

As impressoras 3D comuns trabalham com plástico, mas você já pensou como seriam os objetos provenientes de uma máquina capaz de lidar com vidro?

Pois é, isto é possível. Um grupo de estudantes do Mediated Matter Lab e do Glass Lab, ambos pertencentes ao MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), desenvolveu a G3DP, uma impressora que trabalha com vidro fundido.

O aparelho aquece o material a elevadas temperaturas (quase 1.040°C), garantindo a maleabilidade e possibilitando imprimir o objeto em três dimensões. O funcionamento é muito semelhante com o de uma impressora comum, mas os componentes internos, obviamente, são preparados para suportar o calor excessivo.

No vídeo, você pode conferir como o material fica extremamente quente e quase chega a ficar vermelho (quem não sabe do que se trata pode até pensar que tem mel dentro da máquina). Entretanto, o processo de resfriamento é muito rápido, garantindo a rigidez e deixando o vidro transparente. O processo de impressão e os resultados finais são impressionantes!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.