Os famosos cubos de Rubik – que ficaram popularmente conhecidos no Brasil como “cubos mágicos” – atraem a atenção de mais pessoas a cada dia. Como o próprio nome sugere, o formato tradicional desse quebra-cabeça é o de um cubo, mas um software criado na Universidade de Columbia promete mudar um pouco esse conceito. 

Desenvolvido por Timothy Sun e Changxi Zheng, o programa em questão é capaz de criar uma versão tridimensional de um objeto e transformá-lo em um “cubo mágico”. Para tanto, é preciso ter um modelo 3D do objeto para que o software possa realizar o processo de criação do quebra-cabeça.

This New Software Turns Any Object Into a Rubik's Cube Puzzle

Assim que a renderização é feita, o usuário pode escolher quais partes vão receber os cortes para montar o quebra-cabeça. Feito isso, o próprio programa se encarrega de fazer os cálculos para que determinados objetos possam ter suas partes movimentadas, como as orelhas de um coelho ou o rabo de um monstro.

Quando todo o processo for concluído, tudo que você precisa fazer é levar o molde até uma impressora 3D para que ela possa produzir as partes necessárias para montar o "objeto mágico". Curtiu a ideia?

Cupons de desconto TecMundo: