Imagine poder entrar no consultório de um dentista e sair com um dente novo, em menos de 10 minutos, impresso em uma impressora 3D. Saiba que uma tecnologia pode estar disponível para todos muito antes do que você imagina. Pelo menos essa é a ideia da Carbon 3D.

Durante uma conferência em Vancouver, no Canadá, Joseph DeSimone, CEO da companhia e professor de química na Universidade da Carolina do Norte, falou sobre o avanço das impressões 3D, e destacou uma novidade que permite multiplicar por 25 a velocidade desses equipamentos.

Além de permitir a criação de modelos mais precisos, as impressoras 3D podem se tornar aptas a realizar esse processo de forma mais rápida. Além da Carbon 3D, a empresa australiana Gizmo 3D também trabalha em uma “super rápida impressora 3D SLA [estereolitografia]”.

Em outras palavras, essa “corrida” por impressoras mais rápidas tem um objetivo claro: as próteses médicas e dentárias. A ideia é tornar os equipamentos tão comuns a ponto de que você possa encontrá-los em praticamente qualquer lugar, como consultório de um dentista. Para se ter uma ideia, um dente poderá ficar pronto em até 6,5 minutos.

Cupons de desconto TecMundo: