A 'menor furadeira do mundo' funciona e cabe na ponta do seu dedo [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: A 'menor furadeira do mundo' funciona e cabe na ponta do seu dedo [vídeo]

“Sempre gostei de coisas pequenas, e tenho criado miniaturas desde criança”, disse o inventor da "menor furadeira do mundo". Lance Abernethy, um engenheiro de manutenção que vive em Auckland (Nova Zelândia), teve a ideia de compactar ao máximo os principais componentes da ferramenta: usando sua Ultimaker 2 3D, ele conseguiu reduzir o instrumento às dimensões de 17mm de altura, 7,5mm de largura e 13mm de comprimento, com uma broca de 0,5mm.

A impressão da carcaça de plástico foi feita de modo lento, a apenas 10mm por segundo. “Levei três horas para soldar e colocar tudo junto. Os fios se rompiam enquanto eu tentava soldá-los, e foi um pesadelo manter todos os componentes em seu lugar 'a tempo de não deixar a bateria acabar'”, explicou Abernethy ao portal 3D Print.

O título de menor furadeira do mundo ainda não é oficial. Mas segundo o inventor, sua criação é a obra que merece a premiação. “Tenho visto reivindicações sobre as menores furadeiras do mundo, e sei que a minha é menor, mas este título ainda não foi confirmado”, esclarece o engenheiro. Não contente com as dimensões da ferramenta, Abernethy já pensa em imprimir um modelo ainda menor (sim: ele encontrou uma bateria ainda menor que a mostrada pela foto acima). Bonecos LEGO agradecem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.