Prótese feita por impressora 3D parece ser de um filme sci-fi

1 min de leitura
Imagem de: Prótese feita por impressora 3D parece ser de um filme sci-fi

O mercado de próteses vem adquirindo novas tecnologias ao longo dos anos, tudo para entregar mais conforto e durabilidade aos usuários. Uma empresa chamada Bespoke Innovation levou seu nome à risca e projetou um conceito inovador em impressora 3D que pode ser utilizado para suprir a falta de uma das pernas.

Com uma aparência futurista, a prótese foi batizada de Exo. William Root, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, disse que o conceito combina seus interesses em estética e biomecatrônica, bem como relatos de pessoas que foram amputadas. "Na minha pesquisa, se tornou claro que há muita coisa errada em como os designers tipicamente montam uma prótese e como a indústria se move nesse segmento", comentou Root.

O pesquisador ainda diz que as próteses atuais não são esteticamente agradáveis, além de serem muito caras e difíceis de produzir. Por isso, o conceito de Root segue uma aparência sci-fi e tenta ser agradável aos olhos de seus usuários.

A prótese é construída com pó de titânio e plástico de alta densidade. Segundo seus idealizadores, ela consegue suportar impactos e a alta pressão do corpo.

Ainda não foi revelado quando a empresa pretende comercializar o conceito, pois ele precisa ser aprovado por órgãos reguladores nos Estados Unidos da América. Porém, William Root adiantou o preço. Seriam US$ 1,8 mil (cerca de R$  4,83 mil sem impostos) para a estrutura — apenas o joelho e tornozelo teriam um preço mais alto porque exigem uma personalização mais trabalhada.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.