Conheça o 3&Dbot, um pequeno robô brasileiro que é uma impressora 3D

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o 3&Dbot, um pequeno robô brasileiro que é uma impressora 3D

As impressoras 3D ainda possuem muitas limitações. Uma das maiores delas é o tamanho das máquinas, que acabam limitando a capacidade de impressão dos objetos, que nunca podem ter um tamanho maior do que a própria impressora. Por essa razão, mudar a estrutura fixa para um dispositivo sobre rodas é uma ideia brilhante que pode trazer um novo avanço geral para esta tecnologia.

O 3&Dbot, desenvolvido pelos grupos NEXT (Núcleo de Experimentação Tridimensional da PUC Rio) e LIFE (Laboratório de Interfaces Físicas Experimentais, também da PUC Rio), é uma espécie de pequeno robô que precisa de uma superfície plana para funcionar. Tirando este pequeno empecilho, o dispositivo é capaz de imprimir produtos muito maiores do que o seu tamanho. Para operar bem, o principal desafio é desenvolver um sistema de marcação que permita que seus movimentos sejam precisos o suficiente para reproduzir um modelo 3D virtual.

A outra limitação é a altura, já que o pequeno 3&Dbot teoricamente não conseguiria crescer muito mais do que onde está a sua cabeça de impressora. No entanto, se a quantidade de plástico de impressão não fosse finita, o próprio robô poderia imprimir uma plataforma para ele e continuar o caminho para produzir uma casa inteira de maneira autônoma, mesmo que isso levasse anos.

No vídeo abaixo, você pode conhecer um pouco mais sobre o 3&Dbot.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.