A impressão de produtos em 3D está revolucionando diversos processos de fabricação. Agora, por exemplo, a tecnologia resultou na produção de um objeto que até então era inesperado: bolas de ping-pong.

Mesmo que você tenha uma mesa, algumas raquetes e espaço suficiente para jogar, é quase impossível encontrar uma bola de plástico que não esteja amassada. É notório que as bolas de tênis de mesa são fáceis de sofrerem danos, as tornando inúteis para jogar.

As bolas tradicionais usadas neste esporte possuem um problema grave: para ter a velocidade adequada, a sua superfície fina é facilmente danificada por golpes. Pensando nisso, o designer Philipp Günther criou a “Airball”, uma bola de ping-pong indestrutível.

A Airball é criada a partir de um design diferente, impressa em plástico treliçado que permite que ela recupere a sua forma, mesmo quando achatada de propósito.

A chave para isso é o processo de impressão, afinal as bolas têm que ser perfeitamente esféricas para se jogar. Günther também oferece a criação em larga escala da AirBall através de crowdfunding. Nesse projeto, três Airballs vão custar US$ 27 — um preço realmente caro em comparação com bolas de pingue-pongue comuns, mas pelo menos elas vão durar para sempre.

Cupons de desconto TecMundo: