NASA vai enviar impressora 3D para o espaço

1 min de leitura
Imagem de: NASA vai enviar impressora 3D para o espaço
Avatar do autor

Testes em gravidade zero foram um sucesso (Fonte da imagem: Reprodução/Space.com)

Muitos dizem que a popularização das impressoras 3D vem rompendo as mais diversas barreiras.

Ao que parece, a NASA também pensa assim, pois está programada para 2014 a chegada de um desses equipamentos à Estação Espacial Internacional.

Tudo deve acontecer por meio de uma operação que envolverá a Agência Espacial norte-americana e uma startup dos Estados Unidos chamada Made in Space.

A NASA pretende avaliar o comportamento de um aparelho desse tipo quando ele está na chamada microgravidade. A ideia é que esse tipo de impressora seja utilizada no dia a dia das explorações espaciais, ajudando os astronautas na criação de ferramentas e equipamentos diretamente no espaço.

Profissionais experientes

Apesar de a experiência ser a primeira com uma impressora 3D sendo levada ao espaço, há muita gente gabaritada por trás do projeto. A companhia que está desenvolvendo o equipamento, por exemplo, conta com astronautas aposentados e profissionais de ponta do mercado de impressões 3D.

Para a realização de tal projeto, a Made in Space desenvolveu uma impressora pequena, do tamanho de uma caixa de sapatos. Ela fica enclausurada em uma espécie de cápsula de metal e há placas de vidro para que os astronautas possam acompanhar o progresso da impressão.

O envio deve acontecer em agosto do ano que vem e, até lá, o equipamento deve passar por mais um teste em voos suborbitais – e que simulam as condições de gravidade da estação espacial. Até agora, nas três avaliações realizadas, a impressora 3D conseguiu trabalhar com perfeição. Será que no ano que vem teremos os primeiros produtos Made in Space já criados pelo ser humano?

Comentários

Conteúdo disponível somente online
NASA vai enviar impressora 3D para o espaço