Pesquisadores da Disney utilizam impressoras 3D para criar sensores e telas

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores da Disney utilizam impressoras 3D para criar sensores e telas

Um grupo de engenheiros da Disney Research, que fica em Pittsburgh nos Estados Unidos, desenvolveu um método para criar objetos interativos utilizando impressoras 3D. A tecnologia, chamada de óptica impressa, tem a habilidade de transformar modelos simples em objetos interativos ao adicionar diversos microtubos dentro dos modelos impressos.

Esses itens são iluminados por LEDs ou projetores e podem ser utilizados para substituir telas de LCD e LED em objetos interativos mais simples. Funciona assim: a luz caminha pelos microtubos e é direcionada para uma das faces do objeto, formando as imagens como se fosse uma tela de LED normal.

Os pesquisadores da Disney aproveitaram que a tecnologia das impressoras 3D está crescendo rapidamente e novos materiais estão sendo utilizados no trabalho, como é o caso de plásticos transparentes com as mesmas propriedades ópticas do plexiglass.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Além de telas mais simples, essa tecnologia pode servir para produzir um grande número de sensores, que utilizam a mudança na direção do caminho das luzes infravermelhas para simular botões ou direcionais.

Fonte: The Verge

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.