Projeto de impressora 3D econômica atinge objetivo no Kickstarter em menos de 24 horas [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Projeto de impressora 3D econômica atinge objetivo no Kickstarter em menos de 24 horas [vídeo]

Apesar de estarem ganhando espaço no mercado, as impressoras tridimensionais ainda não fazem parte da vida dos consumidores comuns. Algo que pode mudar em pouco tempo devido a projetos como o FORM 1, que pretende disponibilizar um aparelho do tipo com preço mais econômico do que as opções disponíveis atualmente no mercado.

O grande diferencial da iniciativa é que ela pretende oferecer um produto acessível usando a tecnologia de estereolitografia, método que usa lasers para criar objetos a partir de um bloco de plástico. Em comparação com os dispositivos que usam a técnica da extrusão (diversas camadas de plástico derretido combinadas entre si), os resultados obtidos são muito mais detalhados, bonitos e resistentes.

Projeto com qualidade MIT

O projeto no Kickstarter é responsabilidade da Formlabs, companhia fundada por graduados do MIT Media Lab que descobriram uma maneira de replicar o processo por uma fração de seu preço convencional. Até o momento, mais de US$ 935 mil em doações já foram acumulados, quase 10 vezes o valor necessário para que a iniciativa pudesse progredir.

(Fonte da imagem: Reprodução/Kickstarter)

A impressora 3D FORM 1 é capaz de criar objetos com camadas de somente 25 microns de espessura, sem sacrificar nada no que diz respeito ao seu design e polimento para conseguir alcançar um preço acessível. A promessa é a de que, ao chegar ao mercado, o produto também deve acompanhar um software que permite a modelagem de objetos simples.

Fonte: Kickstarter

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.