Já imaginou poder construir objetos e até mesmo grandes estruturas que poderiam servir de habitação sem gastar com energia ou matéria prima? O pesquisador alemão Markus Kayser imaginou isso e, em 2011, ele criou o Solar Sinter, uma impressora 3D que usa apenas a luz do Sol e areia do deserto para funcionar.

O equipamento, como você vê no vídeo, é relativamente simples. Ele é composto por uma grande lente focal que concentra os raios solares sobre um recipiente de areia. Esse recipiente é movido por um mecanismo eletrônico, alimentado por painéis solares posicionados nas laterais do dispositivo.

Tudo isso é ligado a um computador, que controla o processo de impressão chamado de Selective Laser Sintering, o SLS (Sintetização Seletiva a Laser). Basicamente, a impressora vai usando a luz do solar concentrada para derreter a areia e gerar vidro de forma praticamente instantânea. Esse procedimento sendo repetido várias vezes pode gerar objetos tridimensionais incríveis, como os que você viu.

O experimento de Kayser não tem nenhuma aplicação comercial direta por enquanto, mas levanta a expectativa de utilizar esse procedimento para criar estruturas fortes e extremamente baratas. É possível inclusive pensar em algo mais avançado no futuro que possa criar habitações ou mesmo utensílios e ferramentas úteis em locais áridos como o Saara, onde foi gravado esse vídeo.

Cupons de desconto TecMundo: