Primeiro escritório confeccionado por impressora 3D é inaugurado em Dubai

1 min de leitura
Imagem de: Primeiro escritório confeccionado por impressora 3D é inaugurado em Dubai

O primeiro escritório confeccionado por uma impressora 3D foi inaugurado nesta semana, em Dubai. A unidade de 820 metros quadrados foi construída em 17 dias por uma impressora de quase 7 metros de altura e 36 metros de comprimento. Foram usados concreto, fibra de plástico, gesso e vidro reforçados durante a impressão.

Somente um funcionário ficou responsável por operar a impressora enquanto outros 18 trabalhadores compostos por pedreiros e engenheiros tomaram conta das instalações elétricas e hidráulicas. O custo total do escritório, que leva em conta o material e labor usados, ficou em US$ 140 mil (R$ 500 mil), o que equivale à metade do preço de produção se considerado o método tradicional de construção.

“Este é o primeiro escritório confeccionado por uma impressora 3D do mundo, e ele não é apenas uma ‘caixa’, mas é um lugar totalmente funcional”, disse o primeiro ministro dos Emirados Árabes Unidos (UAE), Mohamed Al Gergawi. A unidade será usada temporariamente como sala de reuniões da Fundação do Futuro de Dubai. No próximo ano, a sede do Museu do Futuro deverá ser transferida para o escritório.

O custo de produção do escritório caiu pela metade a partir do uso da impressora

Segundo Gergawi, o plano é fazer com que pelo menos 25% dos escritórios de Dubai sejam construídos por impressoras 3D até o ano de 2030.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.