Impressora 3D ganha braços robóticos e já pode imprimir pontes [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Impressora 3D ganha braços robóticos e já pode imprimir pontes [vídeo]

Pode parecer algo muito mais futurista do que grande parte das pessoas está acostumada, mas se alguém disser para você que os robôs já podem realizar a impressão de pontes 3D de verdade, acredite. Pois é, essa novidade é uma das grandes provas de que a tecnologia de impressão 3D está mesmo evoluindo a passos largos em todo o mundo.

Depois de imprimir miniaturas e objetos pequenos para uso pessoal, as impressoras agora podem imprimir até mesmo pontes. Pois é, graças à inserção de braços robóticos e com a capacidade de aplicação de materiais em seis eixos, a impressora 3D da empresa holandesa MX3D já pode fazer com que grandes estruturas sejam construídas rapidamente.

Como já dissemos, os equipametnos contam com braços injetores com vários eixos e sendo capazes de fazer a impressão em três dimensões, ao ar livre e contra a gravidade — sem precisar de ambientes especiais para isso. Como são moldados ainda líquidos e rapidamente solidificados, os materiais podem se sustentar e não precisam de bases externas.

O projeto da MX3D é muito maior que impressoras comuns, o que também faz com que o funcionamento dele ser mais caro do que o visto em outros exemplos. A construção de pequenas pontes deve começar já em 2017, quando a primeira prova prática deve ser feita em Amsterdã (Holanda).

Você confiaria em uma ponte construída com impressoras 3D? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.