Melhorar a qualidade das suas imagens não é um bicho de sete cabeças, prova disso é este mini-tutorial do The GIMP. Em alguns poucos passos você pode alterar o contraste e a luminosidade do fundo da sua foto. Lembrando que este mini-tutorial é baseado na versão 2.6.1 do GIMP. Certifique-se de que a sua versão é igual ou próxima a esta.

Escolha sua foto e salve a no formato XCF. Em seguida, duplique a camada e crie uma nova. Lembre-se de que esta camada nova deve ser transparente.

Pinte a camada transparente com a cor da frente (que deve ser preto) em 50%. Feito isso, reduza a opacidade da camada para 40% e agrupe com a inferior. Depois agrupe com a camada inferior.


Agora selecione a ferramenta Aerógrafo e a configure conforme a figura abaixo. Com o aerógrafo, você irá equilibrar a luz da foto. Use-o onde a luz estiver mais fraca para corrigir. Depois que terminar de corrigir a iluminação, combine as camadas. Observação: esta operação é muito suave, esteja atento às alterações enquanto usa o aerógrafo.


Para clarear ou escurecer o fundo, utilize a ferramenta Laço e contorne a pessoa de modo que a imagem fique parecida com a que está logo abaixo. Vá até Cor, Níveis e ajuste a seleção como achar necessário. Clique novamente em Cor e desta vez selecione Equilíbrio de Cores para corrigir a colocação das cores e a saturação.


A saturação é a quantidade de cor que a sua imagem tem; se você quer deixá-la em preto e branco, coloque zero neste campo. Os matizes são as cores que a sua foto pode ter, sinta-se a vontade para escolher.

Depois de alterar o fundo, falta reparar alguns pequenos detalhes. Use o pincel para corrigi-los. Repita aquele mesmo processo de seleção do passo anterior e clique em Filtros, depois Desfocagem e por último Desfocagem Gaussiana. Não exagere no número, 3px são o suficiente.


Agora salve a sua imagem em JPG. Pronto! Agora a sua imagem está pronta!

 

 

Cupons de desconto TecMundo: