Sem dúvida, você já viu vários artistas de rua fazendo caricaturas e desenhos a lápis. Se você sempre quis transformar uma foto em desenho, mas, infelizmente, não possui habilidade suficiente com o lápis, hoje você vai aprender a ser um mestre do desenho com o mouse na mão.

Para começar a transformar suas imagens em desenho, em primeiro lugar, é preciso escolher uma fotografia. Sugerimos uma imagem com luminosidade reduzida, pois quanto mais luminosidade menos detalhes ela terá no fim do processo. No nosso caso escolhemos um guitarrista e sua Les Paul.

Guita nervosa.

Abra a fotografia escolhida no Gimp e duplique a camada da foto. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre a camada “Fundo”, por exemplo, em seguida, ”Duplicar camada”.

Duplicar camadas é fácil.

Assim que duplicar a camada, vá até “Filtros/Desfocar/Desfocagem gaussiana”.

O pequeno Gauss.

Uma tela igual a esta será aberta.

Não erre no método de desfocagem.

Nesta tela você vai definir o nível de desfocagem para sua imagem, mas lembre-se, cada imagem possui suas características, portanto é necessário adequar a cada caso. Na nossa imagem usamos o “Raio de desfocagem” com valor 12 e o “Método de desfocagem” o IIR.

Assim que desfocar a imagem é hora de inverter suas cores e, para isso, vá até “Cores/Inverter”. Sua imagem ficará assim:

Cores invertidas.

Na janela de camadas, já com as cores invertidas, altere a opacidade da camada superior, no nosso caso a “Cópia de fundo”. Sua imagem ficará semelhante a esta:

Nível e desfocagem.

Combine as duas camadas, basta clicar com o botão direito do mouse na camada superior e, em seguida, “Combinar abaixo”.

Combine as camadas.

Logo após este passo, vamos alterar os níveis de cor na figura. Vá até “Cores/Níveis”. Assim que a janela abrir, coloque 100 no quadro da esquerda e 155 no da direita. Estes campos podem ser preenchidos de acordo com o seu gosto, pois como dito anteriormente, cada imagem possui suas particularidades. Brinque com os níveis de acordo com sua necessidade.

Preencha os níveis.

Depois de alterar os níveis, dessature a imagem. Vá novamente até “Cores/Dessaturar”. A imagem ficará mais ou menos assim:

Quase lá.

Agora vamos aplicar o efeito de pintura a lápis na imagem e deixá-la com cara de desenho. Vá até a janela de camadas e duplique a camada novamente. Na camada superior altere seu modo para “Esconder”. 

Crie uma nova camada, no nosso caso, permaneceu o nome “Nova camada”. Vá até a camada original e, com a ferramenta balde, comece a preenchê-la com cor branca. Aí novamente quem decide é você, ou seja, preencha com branco todas as partes que você acredita que vão  deixar a imagem bacana. assim que terminar de preencher, desfoque novamente a imagem para ela ficar com efeito do lápis.

já está bom.

Se você quiser deixar a imagem assim, de fato, ela já se parece com um desenho a lápis, mas se quiser deixá-la mais parecida com um desenho siga estes passos: Depois de preencher a imagem, vá até “Filtros/Artísticos/GIMPressionista”. Agora também depende de você, escolha um efeito que você que melhor vai representar sua “Foto desenho”. Nós usamos o efeito “Line-art”.

GIMPressionista.

Esta é a imagem pronta:

Imagem pronta.

Se quiser, aplique bordas ou mais efeitos para deixá-la com cara de obra de arte. Como apenas estamos mostrando os passos para a edição das suas imagens, se você acha que outras ferramentas ou técnicas causam efeito melhor, não se reprima e comece a desbravar as ferramentas do Gimp.

Cupons de desconto TecMundo: